CPA

UFU realiza melhorias em seus campi sugeridas por comunidade

As informações são enviadas via questionário trienal

Publicado em 03/09/2018 às 16:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

A ampliação do bloco 5M, no Campus Santa Mônica, beneficia alunos de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

Obras do Bloco 5M, no Campus Santa Mônica da UFU; adaptação da lanchonete do Bloco 1C para restaurante universitário no Campus Glória; utilização do prédio dos Pavonianos como parte do Campus Patos de Minas, essas foram algumas das ações realizadas pela UFU a partir das respostas ao questionário de autoavaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da universidade. A pesquisa é trienal e podem participar todos os segmentos da comunidade acadêmica. Existe também um questionário específico para o Hospital de Clínicas e para a Sociedade Civil.

Prédio dos Pavonianos foi cedido à instituição

O questionário faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

De acordo com o diretor de Avaliação Institucional da UFU, José Magno Queiroz Luz, a participação dos estudantes ao responder o questionário merece destaque pois o eles vivem mais intensamente os diferentes setores da universidade,  frequentam diferentes salas de aula, diversos laboratórios, biblioteca, RU, espaços de convivência, etc. Nesse contexto, para ele, é necessário que se busque, ao máximo, a participação dos estudantes e ter especial atenção nas respostas deles quando na aplicação dos questionários.

A pesquisa será realizada novamente esse ano, 2018, a partir da segunda quinzena de setembro. Saiba mais no www.cpa.ufu.br.

Veja mais:

Ampliação do bloco 5M é entregue à comunidade universitária