Campus Educação Física

UFU representa Uberlândia no Festival Nacional Paralímpico

Evento será realizado simultaneamente em mais de 50 cidades brasileiras na manhã deste sábado, dia 22

Publicado em 19/09/2018 às 10:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O Dia do Atleta Paralímpico é celebrado em 22 de setembro, próximo sábado. Aproveitando o ensejo da data, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) está promovendo o maior festival de iniciação paradesportiva da história do nosso país, com atividades simultâneas em mais de 50 municípios, das 8 às 12 horas. Uberlândia está incluída na programação do Festival Nacional Paralímpico, que terá como palco o Campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A professora Sônia Bertoni faz parte do grupo responsável pela organização das atividades do festival na unidade da UFU. Ela informa o público-alvo e quais serão as opções de modalidades para os presentes: "Estamos esperando a participação de aproximadamente 150 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, e de alunos que possuem ou não deficiências. Teremos atividades pré-desportivas relacionadas ao atletismo, bocha e voleibol sentado."

Ainda de acordo com ela, apesar de serem apenas quatro horas de programação, a importância da iniciativa é muito grande e os objetivos almejados são amplos: "Queremos proporcionar aos alunos do ensino básico das escolas públicas de Uberlândia a vivência nos esportes adaptados/paralímpicos; divulgar o esporte paralímpico, de uma maneira geral; despertar o interesse da comunidade sobre a prática esportiva adaptada/paralímpica; promover a conscientização sobre a questão da diferença; e proporcionar maior valorização das pessoas com deficiência. Paralelamente, também vamos poder ampliar os conhecimentos dos nossos alunos da graduação em relação ao esporte adaptado/paralímpico."

Para mais informações sobre o evento, basta ligar no fone (34) 3218-2937.

Palavras-chave: campus educação física Educa Esportes Paradesporto CBD festival paralímpico