Fora de sede

Acontece primeiro Vem pra UFU em Patos de Minas

Evento busca aproximar universidade e sociedade

Publicado em 23/10/2018 às 13:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O primeiro Vem Pra UFU aconteceu no Parque Municipal do Mocambo (Foto: Milton Santos)

Com a presença da comunidade universitária do Campus Patos de Minas da UFU e aproximadamente 300 participantes durante as 6 horas de evento, o primeiro Vem pra UFU realizado na cidade de Patos de Minas aconteceu no Parque Municipal do Mocambo, no domingo, dia 21 de outubro, de 9h às 15h.

Dentro da programação, além das mostras dos cursos de graduação de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, ocorreram também o “I Ciência na Rua”, o “I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica de Patos de Minas”, a “I Exposição de livros editados e publicados pela Editora da UFU (Edufu) em Patos de Minas” e o “Integratecc”.

Anteriormente incorporado ao Vem Pra UFU de Uberlândia, Matheus de Souza Gomes fala da importância de fazer a mostra na cidade em que o campus está localizado: “queremos  mostrar para a comunidade de Patos de Minas o que o campus da UFU na cidade tem desenvolvido em termos de projetos de pesquisa e ações para a comunidade. Nós fomos nas escolas públicas e particulares falar sobre esse evento e convidar os alunos para participar conosco, o investimento para a comunidade o que é o papel da universidade”.

O evento contou com aproximadamente 300 participantes (foto: Milton Santos)

Frequentadora do Parque do Mocambo, Vani Melo, moradora de Patos de Minas, achou o evento instrutivo. “Fiquei sabendo agora que isso é produzido dentro da universidade, adorei saber. Sinal que dá resultado, o que aprende na sala de aula dá resultado. Tomara que façam sempre”, ressaltou a patense. Melo afirmou ainda ter encontrado muitas tecnologia que só havia visto na TV. “A gente fica sem saber como funciona, então o que eu vi ali do robô, por exemplo, já deu uma ideia boa de como que pode servir a gente na vida prática”, exemplificou.

Ao se deparar com os estandes da UFU durante seu passeio no parque, a também moradora de Patos de Minas, Maria Geralda e sua família resolveram conferir do que se tratava. “Nós vimos na parte de engenharia elétrica os carrinhos. Mas eu quero ir na de engenharia de alimentos que é a que mais me interessa”, destacou a patense.

I Ciência na Rua

Mostrando o resultado do que é concebido nos laboratórios e as salas de aula do Campus Patos de Minas da UFU a primeira edição do Ciência na Rua,  realizado pela pela Diretoria de Comunicação Social da UFU (Dirco), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e Assessoria da Reitoria em Patos de Minas, interagiu com a comunidade patense com experimentos a serem realizados pelos participantes. De acordo com Taciana Alves, técnica administrativa da Dirco e uma das organizadoras, o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os 15 trabalhos apresentados pelos pesquisadores ainda estão em andamento.

Outras ações como o Ciência na Rua já foram realizadas pela UFU. Em Uberlândia, no mês de setembro aconteceu o “Pergunte ao Cientista”. Alves conta que também foi uma ação de divulgação científica, porém em outro formato, onde as pessoas tiravam dúvidas sobre tema com pesquisadores da UFU. “E agora aqui estamos fazendo de uma forma diferente porque traz os experimentos para cá [parque do Mocambo]: os aparelhos, os carros, os alimentos, células que as pessoas podem visualizar”, argumenta Alves.

Julia Arakaki, estudante do 5º período do curso de Engenharia de Alimentos apresentou um experimento sobre fermentação. Mostrou como o processo ocorre e como através dele pode-se gerar a cerveja, o vinho e a cachaça. A discente explicou que para o processo de fermentação é necessário que se tenha um microorganismo, a levedura. Ela é hidratada, consome o substrato da matéria prima que pode ser cana de açúcar, uva, malte, lúpulo e outros cereais. Como resultado de seu metabolismo, produz o etanol e gás carbônico, o primeiro passo para se produzir essas bebidas.

O Integratecc foi idealizado pelo Diretória Acadêmico da UFU de Patos de Minas (Foto: Milton Santos)

Integratecc - Tecnologia, ciência e cultura

Aulão de zumba, roda de capoeira, torneio de xadrez, apresentações de danças e mostra de trabalhos científicos, assim foi a abertura do Integratecc. O evento realizado pelo Diretório Acadêmico (DA) do Campus  Patos de Minas, dentro do Vem Pra UFU, acontece ainda nos dias 25 e 26, porém voltado somente aos discentes.

Promovendo maior aproximação entre universidade e sociedade, segundo Amanda Pacífico, estudante do 8º período de Biotecnologia e organizadora do evento, o objetivo é mostrar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. “Porque é realmente muito importante que as pessoas aqui da cidade reconheçam a UFU como universidade federal aqui dentro e a importância do trabalho que a gente desenvolve aqui”, destaca Pacífico.

Palavras-chave: Vem pra ufu 2018 vem pra ufu em patos vem pra ufu patos de minas