ENGENHARIA

Alunos da UFU participam de competição de Aerodesign

A equipe Tucano Aerodesign, da Faculdade de Engenharia Mecânica, foi uma das selecionadas para a 20ª SAE Brasil

Publicado em 30/10/2018 às 15:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Tucano Aerodesign durante a 19ª SAE BRASIL AeroDesign em 2017. (Foto: Acervo Tucano Aerodesign)

Entre os dias 1 e 4 de novembro, a 18ª formação da equipe Tucano Aerodesign da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) representa a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na 20ª SAE Brasil AeroDesign. O evento acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A SAE Brasil é uma competição que envolve conhecimentos multidisciplinares nas áreas da Engenharia. Anualmente as equipes são desafiadas com base em regulamentos que representam dificuldades reais enfrentadas pela indústria aeronáutica. O principal objetivo é projetar e construir um avião radiocontrolado que apresente a melhor otimização possível. A disputa é apresentada em três categorias: Regular, Aberta e Micro. E a avaliação e classificação das equipes é realizada em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

Aeronave que concorre na categoria Micro 2018. (Foto: Acervo Tucano Aerodesign)

A equipe da UFU já foi campeã nacional pela Classe Regular em 2010, vice-campeã nacional pela Classe Micro em 2014 e 2015, e obteve menção honrosa de melhor projeto também pela Classe Micro em 2016. Neste ano a Tucano Aerodesign concorre pelas categorias Micro e Regular.

Aeronave que concorre na categoria Regular 2018. (Foto: Acervo Tucano Aerodesign)

Para acompanhar o desempenho dos alunos na 20ª SAE Brasil, é só acessar a página do Facebook ou o Instagram da equipe.

Palavras-chave: tucano aerodesign competição Engenharia Mecânica UFU