Divulgação Científica

Confira como foi o 'Ciência na Rua' em Patos de Minas

Evento contou com 15 estudos das áreas de Engenharia e Tecnologia

Publicado em 22/10/2018 às 14:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Programação aconteceu no Parque do Mocambo em Patos de Minas (Foto: Milton Santos)

Aconteceu, na manhã deste domingo (21/10), o evento Ciência na Rua em Patos de Minas. A atividade, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), reuniu a população e os cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Campus Patos de Minas, com o objetivo de apresentar os estudos que estão sendo desenvolvidas na universidade.

Foram apresentadas 15 pesquisas dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. Dentre elas, a população pôde conferir espécies de fungos encontradas no solo do Mocambo, que são utilizadas na produção de enzimas, etanol e outros compostos, estudos com cultivo de bactérias que visam à descoberta de antivirais e também acompanhar uma demonstração da extração do DNA do morango, uma das técnicas da Biologia Molecular.

População pôde observar folhagem, pena e flores no microscópio (Foto: Milton Santos)

O estudante Rafael Augusto, do quinto ano do Ensino Fundamental, conta que achou todos os estudos bons, mas que o seu favorito foi sobre os processos fermentativos. Já sua mãe, Maria Elena Magalhães, comenta sobre a importância da popularização da ciência. “Muito bom para esclarecer a comunidade de algo que não temos acesso direto. Eu me deparei com essa pesquisa sobre processo de fermentação e estou tentando fazer algo semelhante em casa. Foi muito bacana porque o pessoal esclareceu as dúvidas que eu tinha”.

Outra pesquisa que chamou a atenção da comunidade foi o “Sopro Mágico”. O experimento utilizou um dos reagentes presentes no nosso corpo, o CO2, que, quando em contato por meio do sopro com a fenolftaleína - composto de coloração rosa -, torna o líquido incolor. O professor Diego Leoni Franco, do Instituto de Química da UFU, conta que as demonstrações dos estudos atraíram a atenção da população e permitiram “explicar um pouco sobre a química básica, bem como fazer uma correlação com a química mais específica, que é o que pessoal vê na universidade”.

Foram realizados experimentos com emissão de aromas e mudança na coloração de compostos (Foto: Milton Santos)

O Ciência na Rua foi uma ação de divulgação científica promovida pela Diretoria de Comunicação Social da UFU, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Assessoria da Reitoria em Patos de Minas, que aconteceu em conjunto com as atividades do Vem pra UFU.

Veja mais fotos do Ciência na Rua e das atividades do Vem pra UFU promovidas neste domingo em Patos de Minas.

Palavras-chave: Ciência tecnologia pesquisas Divulgação Científica