01/10/2018 - 16:46 - Atualizado em 05/10/2018 - 14:08
Envelhecimento e qualidade de vida são tema de seminário na UFU
Com tema “Múltiplas Faces, Múltiplos Saberes” sexta edição tem abrangência regional
Fabiano Goulart

VI Jornada Multidisciplinar Sobre o Processo de Envelhecimento acontece dias 4 e 5 de outubro na UFU (Foto: Pixabay)

Nos dias 4 e 5 de outubro, de 2018, quinta-feira e sexta-feira, no auditório 4K, do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai acontecer a VI Jornada Multidisciplinar Sobre o Processo de Envelhecimento (JOMPE/UFU 2018)

Com o tema "Múltiplas Faces, Múltiplos Saberes", esta sexta edição da Jornada tem abrangência regional, cobrindo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e é organizada em parceria pelo Programa Multidisciplinaridade na Atenção à Saúde do Idoso (Masi), da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU), Universidade Amiga do Idoso (Unai), da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) e Módulo de Dança da Unai, vinculado ao Curso de Dança do Instituto de Artes (Iarte/UFU), com apoio do Programa Institucional de Apoio a Eventos (Piaev) – Edital PIAEV/2018 –  e Curso de Especialização de Gerontologia de Uberlândia (Inesp).

2018 é o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (foto: divulgação )

Temática

Múltiplos são os aspectos que caracterizam o envelhecimento, que é um processo dinâmico e progressivo, no qual ocorrem alterações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas (Papaléo Netto, 2007).

Desta forma, além da abordagem biofisiológica, são necessárias discussões sobre o tema tratado pela Lei n°13646, de 9 de abril de 2018, que institui o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão à Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos.

A população de idosos no Brasil é de 20,6 milhões de pessoas (foto: divulgação)

Idosos no Brasil

Segundo a coordenadora do Masi, pesquisa Karina do Valle Marques, “a mudança no perfil da população brasileira está provocando uma série de debates e mobilização da sociedade, assim como a definição de políticas públicas voltadas para este segmento”.

A população de idosos no Brasil soma 20,6 milhões de pessoas, o que equivale a mais que o dobro do número registrado em 1980, segundo Marques, que considera dados primários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do ano de 2007; do Portal Brasil, de 2014; e do IBGE, do ano de 2016.

Conheça a PROGRAMAÇÃO

Para saber mais e se inscrever, acesse o SITE e a PÁGINA do evento.

Telefone: (34) 9 9991-4357

E-mail: taniaborges@ufu.br