Projeto Reformar

Estudantes da UFU colocam conhecimento e solidariedade em prática

Iniciativa de alunos do curso de Engenharia Civil propõe a realização de reforma em imóvel de família de baixa renda; veja como participar

Publicado em 22/10/2018 às 17:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Solidariedade e aprendizado caminham juntos em projeto que visa realizar pequenas reformas em imóveis de pessoas carentes na cidade. A primeira edição do Projeto Reformar,  realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contemplará uma família de Uberlândia com a realização de melhorias no imóvel.

“A iniciativa surgiu da necessidade de implantar na graduação um projeto que aliasse solidariedade, a prática da engenharia civil e que beneficia a população mais carente da cidade”, explica uma das idealizadoras do projeto, a estudante do sexto período, Débora Franco de Oliveira.

O projeto propõe a realização de reforma em imóvel com o acompanhamento e consultoria de estudantes da UFU e de profissionais da construção civil.  Débora explica quais os tipos de obras serão realizadas. “Reparos como reboco, pintura, colocação de forro PVC, atualização de tomadas para três pinos”

O critério para escolha do imóvel será a situação socioeconômica das famílias solicitantes e a disponibilidade de material para a realização das melhorias. Consulte o regulamento e o formulário de inscrição.

Como participar

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de formulário e envio de vídeo, de no máximo dois minutos, para a comissão organizadora do projeto (e-mail:projeto.reformar.pet@gmail.com). No vídeo, o candidato deve apresentar o local que deseja reformar e falar sobre as necessidades da família. O prazo de inscrição está aberto até o dia 29 de outubro.

A reforma será executada com a participação de estudantes voluntários e com a ajuda de empresas que possivelmente possam contribuir com doação de materiais. A reforma somente será realizada se houver disponibilidade de materiais e profissionais habilitados para a execução da obra.

Cronograma

A residência escolhida receberá a visita de estudantes vinculados ao Projeto Reformar visando a avaliação do local em que será realizada a reforma, bem como os materiais e profissionais necessários para a execução dos trabalhos. A previsão é que a reforma seja realizada nos dias 24 e 25 de novembro, em regime de mutirão.

Ouça a entrevista de Débora Franco, sobre o Projeto Reformar, concedida à Rádio Universitária

Empresas e estudantes de outras áreas podem apoiar o projeto

A realização do Projeto reformar depende da contribuição de empresas, com a doação de materiais e do trabalho solidário realizado por pedreiros, pintores, eletricistas e outros profissionais ligados à construção civil. Estudantes, mesmo de outros cursos, que queiram contribuir com a iniciativa também podem participar.

Para se cadastrar como voluntário do projeto ou contribuir com materiais, entre em contato por um dos seguintes canais:

Palavras-chave: Engenharia Civil Projeto Reformar Solidariedade