Pular para o conteúdo principal
SOCIEDADE

NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS VALORES REPUBLICANOS

Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia reafirma princípio estatutário neste período de eleições

Publicado em 16/10/2018 às 11:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

 

NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS VALORES REPUBLICANOS

 

O país vive um momento delicado em sua democracia, dado o período eleitoral que estamos atravessando. Nas últimas semanas vimos aflorar ações de violência, física e simbólica, que colocam a dignidade humana em risco e comprometem o convívio social que, por sua vez, deveria ser pautado na ética e no respeito à diversidade do povo brasileiro. Assim, a Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia vem a público reafirmar o princípio estatutário desta instituição: "a defesa dos direitos humanos, da paz e da preservação do meio ambiente" (Art. 4o.) e, ainda, "preservar e difundir os valores éticos e de liberdade, igualdade e democracia" (Art. 5o.).

A gestão da UFU manifesta seu firme propósito para a manutenção da paz, em defesa do estado democrático de direito, do caráter público da educação gratuita e de qualidade, bem como dos valores republicanos impetrados pela Constituição cidadã que, em 2018, completou 30 anos.

Deste modo, a UFU repudia todo o tipo de manifestação de ódio que possa desrespeitar os direitos fundamentais da sociedade, independentemente de sua classe social, orientação sexual, práticas culturais, escolhas políticas e religiosas.

Esperamos, deste modo, que o processo eleitoral conduza o país a novos rumos de paz e de redução das desigualdades sociais que assolam profundamente a população e fere nossa brasilidade.

 

Palavras-chave: Eleições democracia Reitoria UFU

Conteúdo relacionado

A11y