Projeto da UFU debate movimento hip-hop local

Evento terá atividades na Casa de Cultura Graça do Aché nos dias 4 e 20 de outubro

Publicado em 01/10/2018 às 11:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), o evento "Cultura Hip-Hop e Geografia: Territórios de Resistência na UFU" faz parte do programa de ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché. De acordo com os organizadores, o principal objetivo da iniciativa é “trazer visibilidade para uma cena que, a cada dia, fica mais difícil, devido às restrições de acesso à cultura na universidade e, sobretudo, na cidade”.

Ao mesmo tempo em que pretende contribuir com o hip-hop em Uberlândia e no ambiente universitário da UFU, o projeto também irá mostrar uma releitura do que foi e do que é este movimento no Brasil. A programação terá atividades nos dias 4 e 20 de outubro, ambas na Casa de Cultura Graça do Aché – localizada na Avenida Cesário Crosara, nº 4187, bairro Presidente Roosevelt – e com início às 16 horas.

Programação

O "Cultura Hip-Hop e Geografia: Territórios de Resistência na UFU" começa nesta quinta-feira, dia 4, com palestra do mestrando em Geografia Alison Teixeira, que possui estudos especializados nesta área, e também a exibição de um documentário sobre a história do movimento em Uberlândia, o "Udi Hip-Hop". Para encerrar, ocorrerá uma roda de conversa com participantes do movimento e produtores do documentário.

A continuação do evento será no dia 20, sábado, com ênfase em dar visibilidade à cena do hip-hop uberlandense. Primeiro, acontecerá uma oficina de grafite, cuja finalidade será de deixar uma lembrança no Espaço de Cultura Graça do Aché. Logo após a oficina, haverá uma “batalha de rimas” com enfoque no conhecimento - um estilo de batalha em que temas gerais são lançados na hora pelos próprios espectadores. A programação contará, ainda, com uma disputa de break-dance e, para finalizar, pocket shows com grupos e MCs da cena uberlandense.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Dicult via Facebook, ou pelo fone (34) 3291-8947.

Palavras-chave: PROEXC dicult UFU cultura hip-hop Evento Graça do Aché