RECONHECIMENTO

Alunos de Medicina da UFU são premiados em congresso internacional

Experiência com a utilização acadêmica de uma página no Facebook consta na lista de trabalhos vencedores do I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde

Publicado em 08/11/2018 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Oito alunos do quinto período do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberam uma notícia muito esperada. O grupo inscreveu dois trabalhos no I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), realizado no início de agosto, na Universidade de Brasília (UnB), sendo que um deles consta na recém-divulgada lista de premiados. “Integrando as mídias sociais e a formação médica: relatando a experiência de uma escola médica de Minas Gerais” foi agraciado com uma Menção Honrosa.

Alexandre César, Lineker Fernandes, Monique Arantes, Nathaniel Lucas Soares Lima, Pedro Henrique Cerqueira, Raíssa Fragoso, Rebeca Bezerra e Viviane Bernardes foram orientados pelos docentes Danilo Borges Paulino e Gustavo Antonio Raimondi. O evento teve como tema “Os Desafios da Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde em Contextos de Iniquidades Sociais” e contou com trabalhos desenvolvidos tanto no Brasil quanto em outros países. Marcaram presença pesquisadores, acadêmicos, profissionais, ativistas de movimentos sociais e gestores públicos que lidam com a produção e uso de conhecimento para a promoção de saúde e prevenção a agravos à saúde, apoiados nos princípios da universalidade, integralidade do cuidado, interdisciplinaridade e redução das iniquidades em saúde.

Além do trabalho premiado, o grupo da UFU também apresentou “Gameshow: uma estratégia de gamificação para o ensino de Saúde Coletiva em um curso de Medicina”. De acordo com o estudante Nathaniel Lima, que foi o responsável pela exposição dos dois pôsteres em Brasília, aquelas produções tiveram como base as experiências acadêmicas vivenciadas no Módulo Saúde Coletiva III, durante o terceiro período do curso.

Nathaniel Lima esteve em Brasília para representar o grupo da UFU no evento. (Foto: Arquivo pessoal)

Ele comenta que o desejo de participação neste congresso partiu dele e dos colegas de equipe e que o resultado foi muito gratificante: “Obter uma premiação como esta é importante também por demonstrar o compromisso discente com a produção acadêmica de qualidade e o interesse pela ampliação da formação e futura atuação profissional em espaços que ultrapassam e se integram aos da universidade. Na nossa avaliação, a partir dessas atividades, houve um aprendizado mais significativo sobre os temas, com maior clareza e alcance dos objetivos de ensino-aprendizagem propostos, a partir de métodos que estão, literalmente, conectados com a realidade.”

Conceito

“Integrando as mídias sociais e a formação médica: relatando a experiência de uma escola médica de Minas Gerais” diz respeito a uma dinâmica realizada em 2017, tendo como base central a utilização de mídias sociais para a construção da Educação em Saúde. “No primeiro semestre a nossa turma escolheu qual mídia utilizaria, qual seria o conteúdo das postagens, a postura diante dos debates que ali surgiriam e a busca pelas melhores evidências na construção das informações que seriam ali compartilhadas. A atividade fez parte da avaliação do Módulo Saúde Coletiva III e seus critérios foram pactuados entre nós e os docentes”, explica Lima.

Ainda de acordo com o acadêmico, a partir de então foi elaborada uma página pública no Facebook, à qual a turma do semestre seguinte deu continuidade, mantendo como foco a abordagem de temas relevantes para a Saúde Pública Brasileira: “Falou-se, por exemplo, sobre o Setembro Amarelo, o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, doação de sangue, dengue e grupos de educação em saúde com a comunidade. Já há na literatura informações sobre a efetividade do uso do Facebook como ferramenta na Educação Médica e pretendemos, em breve, construir um artigo científico acerca dessa experiência do nosso curso na UFU."

Página no Facebook é alimentada com informações de utilidade pública sobre temas relevantes da área da saúde. (Imagem: Reprodução)

Palavras-chave: Famed Medicina UFU saúde coletiva formação acadêmica congresso Promoção de Saúde Brapep Premiação