Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

05/11/2018 - 12:30 - Atualizado em 07/11/2018 - 17:45
Docente da Eseba conquista o Prêmio Professores do Brasil
“Diário de Ideias”, projeto desenvolvido pela professora Luciana Muniz, foi premiado como melhor trabalho da região Sudeste na categoria Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos)
por Autor: 
Cristiano Alvarenga

 

Um papel em branco abre muitas possibilidades de aprendizagem. Foi a partir desta premissa que a professora Luciana Soares Muniz, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU)  criou o projeto “Diário de Ideias: linhas de experiências”, vencedor do Prêmio Professores do Brasil na categoria Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos).

O projeto foi reconhecido como o melhor da região Sudeste na 11ª ediçao do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o resultado o "Diário de Ideias" concorre, automaticamente, na etapa nacional. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 28 de novembro.

 

Projeto

Luciana Muniz criou o projeto no período em que cursava o doutorado

O “Diário de Ideias” coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem. A partir de um diário, um caderno personalizado pelas próprias crianças, são registrados textos, desenhos, recortes e pinturas. “É um espaço para o registro das suas ideias, sentimentos, experiências vividas e imaginadas”, explica a professora Luciana Muniz.

O material é apresentado pelas próprias crianças aos outros alunos em uma roda de conversa e abre caminho para troca de experiências e a socialização. “Eles se comunicam mais, se expressam mais, trazem todas as suas experiências e vivências para a sala de aula”, relata a professora.

O projeto “Diário de Ideias: linhas de experiência” chegou à sala de aula após ser desenvolvido quando a professora cursava a pós-graduação. “O projeto surgiu da minha tese de doutorado, em que eu utilizei esse instrumento com as crianças para compreender a aprendizagem criativa da leitura e da escrita”, conta Luciana.

Novas etapas

Com base na experiência didática e a avaliação das crianças que participaram do projeto serão incrementados novos elementos ao “Diário de Ideias” em 2019.  

Além da Eseba, outras escolas poderão utilizar o projeto para promover o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A intenção da professora Luciana Muniz é “expandir para outras escolas interessadas em oportunizar às crianças uma aprendizagem da leitura e da escrita em que as crianças sejam protagonistas e autoras de seu percurso de aprender”.

Para informações sobre o projeto e o trabalho desevolvido pela professora, acesse o site da Luciana Muniz. Abaixo, alguns trabalhos desenvolvidos no "Diário de Ideias".

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2018. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal