05/11/2018 - 10:02 - Atualizado em 06/11/2018 - 14:19
Docente da Famed é um dos autores de livro com acesso gratuito
Manual de Psicologia Evolucionista tem como proposta examinar a mente e o comportamento humano; obra possui 23 capítulos e 844 páginas
Portal Comunica UFU

Lotado no Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), o professor Wallisen Tadashi Hattori teve participação na produção do Manual de Psicologia Evolucionista. A publicação foi construída por pesquisadores nacionais e internacionais e teve organização das professoras Maria Emília Yamamoto, do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Jaroslava Varella Valentova, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP).

Hattori foi o tradutor do capítulo sobre Reflexões Evolucionistas do Comportamento Humano, escrito pelos professores Kevin Laland e Gillian R. Brown, da University of Saint Andrews (Escócia). Além disso, o docente da UFU escreveu dois capítulos sobre comportamento sexual e reprodutivo, em colaboração com os pesquisadores Anthonieta Looman Mafra, Felipe Nalon Castro, Fívia de Araújo Lopes e Maria Bernardete Cordeiro de Sousa.

“Este livro tem como proposta examinar a mente e o comportamento humano pela abordagem evolucionista. O trabalho foi dividido em cinco seções: ‘Fundamentos para a Psicologia Evolucionista’, ‘Cognição e Emoção’, ‘Comportamento Sexual e Reprodutivo’, ‘Desenvolvimento e Família’ e ‘Comportamento Social e Cultura’. São 844 páginas, divididas em 23 capítulos, os quais podem também ser lidos de forma independente”, detalha o Hattori.

Ainda de acordo com ele, o principal objetivo da obra é possibilitar aos estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na área uma leitura crítica – e no idioma português – de uma área ainda recente no Brasil. O acesso ao Manual de Psicologia Evolucionista é livre e pode ser obtido no endereço eletrônico https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26065.