14/11/2018 - 14:31 - Atualizado em 14/11/2018 - 15:15
Inscrições abertas para o evento Orcid Institucional UFU
Programação irá ocorrer na sala de Reuniões dos Conselhos Superiores
Natália Spolaor

O sistema Orcid facilita a localização de autores e pesquisadores. (Foto: Pixabay)

Acontece, no dia 22 de novembro, o Open Researcher and Contributor ID (Orcid) Institucional UFU. A programação irá ocorrer na sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, localizado no Bloco da Reitoria, do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O evento, que acontecerá o dia todo, irá contar com duas palestras e uma oficina, sendo gratuito e aberto para a comunidade interna e externa da universidade. Para participar, é necessário se inscrever por meio do formulário eletrônico, até o dia 19/11.

O Orcid é um identificador digital voltado para autores, com o objetivo de diferenciar nomes de acadêmicos e/ou pesquisadores. Esse mecanismo facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações de artigos e trabalhos. Ele funciona de forma semelhante ao Digital Object Identifier (DOI), o qual identifica um documento digital. Já o Orcid, identifica um autor.

O programa foi desenvolvido por um grupo de publishers internacionais. Recentemente, pesquisadores brasileiros também vêm adotando o uso da ferramenta. Mais de 100.000 estudiosos já possuem cadastro, fazendo com que o Brasil seja o sexto colocado em número de registros no Orcid globalmente.

Confira a programação:

(Imagem: Divulgação)