Festival

Instituto de Artes da UFU realiza seu primeiro festival

Entreartes acontece em novembro e contará com uma programação diversa de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro

Publicado em 06/11/2018 às 14:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

A Coordenação de Extensão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Coext/Iarte/UFU), com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura por meio de sua Diretoria de Cultura (Proexc/Dicult), realiza o I Festival Entreartes, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2018. O Festival contempla um inédito compartilhamento de obras dos representantes dos diferentes cursos do Iarte: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Considerando a universidade como espaço importante de fomento e promoção de experimentações estéticas que fortaleçam a arte como forma de conhecimento singular por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, entendendo-os de modo indissociável, o Festival visa oferecer oportunidades de exposição de trabalhos que conjuguem estas diferentes interfaces artísticas para a comunidade universitária e a comunidade externa.

O professor do Curso de Dança, Ricardo Alvarenga, um dos responsáveis pelo evento, fala sobre a idealização do projeto: “Já havia o desejo de que existisse um festival, tanto por parte do Iarte quanto por parte dos alunos. Com a criação da Coext , a intenção de realizar um fórum, um encontro, aumentou. E neste ano, com o apoio do Conselho do Instituto de Artes (Conartes) e parceria com a Dicult, decidiu-se investir na proposta do Festival.”

Alvarenga explica também que foi proposta uma convocatória para a seleção de quatro projetos que apresentassem um perfil híbrido entre cursos, ou seja, que envolvesse pelo menos uma pessoa de dois cursos diferentes. Cada uma dessas propostas teria até R$ 3 mil para investimento nas demandas nos trabalhos. “Além dos trabalhos selecionados, teremos também apresentações de produções do Iarte de materiais já prontos, sendo 35 ações no total”, complementa o professor.

O Entreartes ainda contará com a presença de dois convidados, o artista híbrido Marco Paulo Rolla, de Belo Horizonte, e a musicista Ledice Fernandes, de São Paulo, que trará uma peça cênico-musical. O Coral da UFU e a Orquestra Popular do Cerrado (OPC) também integram a programação do evento, sendo que a OPC fará uma apresentação extra durantes as comemorações do terceiro aniversário da Feirinha Solidária da UFU, um projeto da Proexc que acontece todos os sábados, das 8:30 as 12h, no Centro de Convivência do Santa Mônica.

O festival acontece nas dependências do Iarte, no Campus Santa Mônica da UFU (Blocos 3M, 1I e 5U), no Centro de Convivência, na Casa de Cultura Graça do Aché e nos museus da UFU, contando com apresentações de dança, teatro, música, exposições, performances e oficinas gratuitas ao público.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas clicando aqui, e para conferir a programação completa e outras informações acesse a página do evento no Facebook o site do Iarte.

Palavras-chave: festival artes visuais teatro dança música