Periódicos Científicos

Quarta palestra do I Circuito Qualifica Periódicos acontece na UFU

Evento contará com palestra de André Serradas

Publicado em 29/11/2018 às 16:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Na próxima sexta-feira, 30, acontece no Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o I Circuito Qualifica Periódicos, promovido pelo Periódicos de Minas. O Circuito é uma série de cinco encontros que visa a formação de equipes editoriais de periódicos científicos de todo o estado, e o quarto encontro acontece em Uberlândia com a palestra de André Serradas, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP).

Serradas é convidado para falar sobre "Portais Institucionais de Periódicos", contando a experiência do portal da Universidade de São Paulo (USP), no qual trabalha. Ele possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e atualmente trabalha no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP como bibliotecário chefe da Seção de Apoio ao Credenciamento de Revistas, além de ser membro da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.

Segundo o bibliotecário, os portais institucionais de periódicos são parte da infraestrutura da comunicação científica: "Os portais concretizam o esforço das universidades em garantir a publicação e o acesso aos resultados de pesquisa, principalmente aqueles que não estão no escopo dos periódicos “internacionais”, mas que tratam de questões importantes para o Brasil" conta.

A palestra acontece às 9h, no Anfiteatro do Bloco 1S, térreo, no Campus Santa Mônica, e a inscrição pode ser feita pelo formulário. O evento é gratuito e conta com certificado de participação.

Para saber mais sobre a programação completa do I Circuito Qualifica Periódicos, visite o site.

Palavras-chave: palestra periódicos científicos