SEI garante agilidade e transparência nos processos administrativos

Com mais de um ano em funcionamento, o sistema integra sustentabilidade e eficiência na administração pública

Publicado em 30/11/2018 às 14:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

(Foto: Marco Cavalcanti)

Com mais de um ano de funcionamento, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já mostrou ter facilitado os processos administrativos na instituição. Por meio desta ferramenta é possível garantir maior agilidade, transparência, sustentabilidade, economia de recursos e produtividade na administração pública.

O Sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente às instituições públicas como parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), projeto que busca melhorar o desempenho da administração pública. Uma das suas principais características é a diminuição do uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O sistema foi regulamentado na UFU em agosto de 2017 e a partir daí todos os processos e/ou documentos da instituição passaram a ser produzidos, assinados e tramitados de forma eletrônica. Em setembro deste ano, por meio da Portaria SEI REITO nº 861 o sistema foi melhorado para atender com maior eficiência às demandas da universidade.

Para apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os avanços possibilitados pelo sistema, a Comissão Interna para Implantação do SEI produziu um vídeo com depoimentos de servidores sobre as suas experiências. Confira:

Palavras-chave: SEI Administração Pública