Campus Santa Mônica

UFU promove palestras de mestrandos da UFRGS

Voltado a acadêmicos das áreas de Direito e Relações Internacionais, evento ocorre na noite da próxima segunda-feira, dia 5

Publicado em 01/11/2018 às 17:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

“Arbitragem - Debates Contemporâneos”. Este é o nome do ciclo de palestras que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sedia em 5 de novembro, a partir das 19h, no Anfiteatro F do Bloco 5O do Campus Santa Mônica. O evento é gratuito, com inscrições no próprio local, e conferindo certificados de três horas aos participantes. A organização está a cargo do Grupo de Extensão e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI), do Núcleo Avançado em Direitos Humanos e Internacional da Faculdade de Direito (Fadir), e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDI).

Três docentes que lecionam Direito Internacional na UFU coordenam as atividades do ciclo de palestras e vão conduzir os debates: Tatiana Squeff, Thiago Paluma e Rosa Borges. “A proposta do evento surgiu no âmbito da mudança das disciplinas que serão cobradas na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a exemplo das formas alternativas de solução de litígios. O público-alvo são os nossos alunos de Direito e Relações Internacionais que possuem na grade curricular a disciplina de Direito Internacional Privado como obrigatória, porém as palestras também são abertas aos demais interessados”, explica a professora Tatiana.

Ainda de acordo com ela, serão abordados tanto temas novos quanto alguns polêmicos. “Entre as novidades relacionadas à arbitragem, destaco a Análise Econômica do Direito; em meio aos polêmicos, a arbitragem em relações de consumo. Teremos também temas específicos da vida contratual, especialmente para o público mais voltado ao setor privado.”

Parceria

Todos os quatro palestrantes do evento são advogados que cursam o mestrado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tatiana Squeff concluiu o seu doutorado e foi professora substituta na instituição gaúcha e comenta que o ciclo de palestras marca o início de uma aproximação mais profícua entre a UFU e a UFRGS. “A escolha do enfoque na arbitragem se deu por força das grades dos cursos de Direito e Relações Internacionais e pela mudança na prova da OAB, bem como também por anseios do próprio mercado”, acrescenta.

Cada explanação terá duração de 25 minutos e será seguida por um debate aberto à participação do público para troca de experiências. A programação completa está disponível na página do evento no Facebook.

Palavras-chave: Evento ciclo de palestras arbitragem DIREITO Relações Internacionais Fadir PPGDI UFU UFRGS