Informe UFU

Docentes da contábeis e simpósio em Monte Carmelo são destaques desta semana

Experimento cênico-musical acontece no dia 13/12

Publicado em 07/12/2018 às 14:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Posse

Gilberto José Miranda e Edvalda Araújo Leal tomaram posse na Academia Mineira de Ciências Contábeis (foto: divulgação/Facic)

Os professores Edvalda Araújo Leal e Gilberto José Miranda, da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU, tomaram posse na Academia Mineira de Ciências Contábeis (Amicic) no dia 21 de novembro. Eles passaram a ocupar, respectivamente, as Cadeiras 77 e 38.

Edvalda Araújo Leal é doutora em Administração (FGV/SP) e mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Atualmente é Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU. É editora-geral da Revista Mineira de Contabilidade, editora associada da Revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA). É pesquisadora líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (Nepac).

Gilberto José Miranda é doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. É coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da UFU, editor associado da revista Education Policy Analysis Archives e da Revista Mineira de Contabilidade, bolsista do CNPq e pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (Nepac). Co-autor dos livros: Análise Avançada das Demonstrações Contábeis, Análise Didática das Demonstrações Contábeis.

Ambos são coautores dos livros Revolucionado a Sala de Aula, Revolucionando o Desempenho Acadêmico e Revolucionando a Docência Universitária.

Ciências Agrárias

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais que é realizado desde 2013 (foto: divulgação)

Foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro o Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais (SICAA), evento anual dos Cursos de Agronomia e Engenharia Florestal no Campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na cidade de Monte Carmelo.

O evento, que é realizado desde 2013, tem por objetivo geral promover um espaço para o intercâmbio científico e tecnológico, bem como atuar na divulgação de resultados de pesquisas científicas, tecnológicas, inovadoras, de ensino e de extensão na área de Ciências Agrárias e Ambientais.

Foram realizadas palestras, exposição de trabalhos acadêmicos na área de pesquisa, ensino e extensão, minicursos e excursões técnicas.

Como parte do simpósio, foram realizadas a I Mostra de Extensão e Cultura do Campus Monte Carmelo,  o I Seminário de Agricultura Orgânica e o Araras Verde II, com plantio de mudas para arborização do campus.

Comunicação

A Assessoria de Comunicação da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), formada por discentes do curso de Jornalismo da UFU para aprovação na disciplina Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, organizou um concurso de redação para alunos do ensino fundamental do Centro Educacional Estrela Guia, cujo tema foi "O que eu posso fazer para que a vida das pessoas com deficiência visual seja melhor?".

O objetivo do concurso foi divulgar o lançamento do selo "Amigo Adeviudi", também produzido pelos discentes da UFU.

Arte

Na sexta-feira, 13/12, os cursos de Teatro e de Música do Instituto de Arte da UFU apresentam “Se acontecer afinal…”. O experimento cênico-musical acontecerá, às 20 horas, no Ponto de Cultura Trupe de Truões (av. Ana Godói de Souza, 381 - bairro Santa Mônica).

O evento é resultante de disciplina optativa articulada a um projeto de extensão.

Homenagem

A Diretoria e toda a equipe médica e demais funcionários do Hospital Veterinário da UFU recebem, nesta sexta-feira (7/12), Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Uberlândia. A homenagem e pelo reconhecimento ao desempenho na parceria e apoio às instituições de proteção animal e aos protetores independentes. A cerimônia acontece às 19h, no Plenário da Câmara, na Av. Ubiratan Honório de Castro, s/nº, Bairro Santa Mônica.

Palavras-chave: Informe UFU Posse homenagem teatro música ciências agrárias