03/12/2018 - 12:31 - Atualizado em 07/12/2018 - 13:57
Eseba/UFU conquista Prêmio Professores do Brasil
Professora Luciana Muniz venceu a etapa nacional com o projeto "Diário de Ideias"
Cristiano Alvarenga

É da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) o melhor projeto voltado para a alfabetização de crianças do Brasil. A professora Luciana Soares Muniz venceu a etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), com o projeto  “Diário de Ideias: categoria Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos)”.

Nesta segunda-feira, Luciana Muniz, foi recebida pelo Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, e membros da administração superior. No encontro, ela destacou que o “Diário de Ideias” contribui para exercer a reflexão e o diálogo entre os estudantes, criando conexões entre as ideias registradas fora do ambiente escolar e as atividades didáticas realizadas em sala de aula.

A professora relata a surpresa de algumas crianças quando conseguem executar o que haviam imaginado. “Minha ideia foi colocada em prática!”. Para Luciana Muniz a conquista da premiação nacional significa também um compromisso com a educação brasileira. “É muita responsabilidade, representar a alfabetização em nível nacional”.

Como parte da premiação Luciana Muniz e os vencedores da etapa nacional serão homenageados em solenidade que será realizada pela Presidência da República, em Brasília, ainda neste mês de dezembro (data a ser confirmada). Em maio de 2019, os vencedores de cada categoria farão visitas técnicas em escolas canadenses.

O 11º Prêmio Professores do Brasil recebeu 4.040 inscrições de docentes da rede pública. A premiação dos vencedores foi realizada no dia 29 de novembro no Rio de Janeiro (veja no vídeo abaixo). Para mais informações sobre o Prêmio, acesse: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.