MEC aprova oferta de doutorado em Administração pela UFU

Proposta enviada pela Faculdade de Gestão e Negócios consta na relação recém-divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Publicado em 07/12/2018 às 10:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Estrutura da Fagen está montada no Bloco 1F, no Campus Santa Mônica. (Foto: Milton Santos)

Realizada em Brasília, dos dias 28 a 30 de novembro, a 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) analisou as propostas de criação de novos cursos de pós-graduação nas modalidades acadêmica e profissional no Brasil. Nesta quinta-feira, dia 6, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a relação de aprovados, com a presença do projeto de doutorado enviado pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU).

Atual diretora da unidade acadêmica, a professora Kárem Ribeiro se diz extremamente feliz com a notícia da aprovação deste primeiro curso de doutorado. “Sem dúvida, isso gera uma satisfação enorme em toda a comunidade da Fagen, que agora conta com quatro graduações com nota máxima, três especializações, 12 turmas de MBAs, dois cursos de mestrado e um doutorado. Somando todos estes cursos, representamos aproximadamente 10% do total de alunos da nossa instituição e sempre estamos preocupados com a qualidade do ensino e a colocação no mercado destes profissionais que formamos”, enaltece.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), a professora Cintia Rodrigues afirma que a implantação do doutorado não é mérito apenas da equipe envolvida diretamente com o programa. “Isso é fruto de um esforço conjunto de toda a Fagen, incluindo os docentes que não lecionam nas pós-graduações”, assegura.

Ainda de acordo com ela, na próxima segunda-feira haverá uma reunião de colegiado para a definição dos detalhes do edital para o processo seletivo que irá formar a primeira turma do doutorado em Administração: “Este edital deve ser lançado nos próximos 15 dias e estamos nos empenhando para viabilizar o início deste curso já em março de 2019. Por ora, o que é possível adiantar é que trabalharemos nas duas linhas de pesquisa que são ofertadas no mestrado acadêmico: ‘Gestão Organizacional e Regionalidade’ e ‘Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade’.”

Palavras-chave: Fagen UFU PPGA aprovação doutorado administração