Ministério da Educação confirma aprovação de mais dois novos doutorados na UFU

Programas são nas áreas de Engenharia Biomédica e Filosofia e devem ter suas primeiras turmas com início das aulas no segundo semestre de 2019

Publicado em 21/12/2018 às 12:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Foto: Milton Santos

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizou em Brasília, entre os dias 12 a 14 de dezembro, a sua 182ª Reunião, que teve como objetivo analisar as propostas de criação de novos cursos de pós-graduação nas modalidades acadêmica e profissional no Brasil. Nesta quinta-feira, dia 20, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a relação de aprovados, com a presença dos projetos de doutorado enviados pelo Instituto de Filosofia (Infilo) e pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O Infilo oferece desde 2006 o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), em nível de mestrado acadêmico e, a partir do próximo ano, sediará o segundo doutorado em Filosofia do estado de Minas Gerais. “Atualmente, apenas a Universidade Federal de Minas Gerais oferece este curso”, informa o professor Sertório de Amorim e Silva Neto, atual coordenador do PPGFIL.

Ainda de acordo com ele, o mais provável é que o novo curso tenha início no segundo semestre letivo de 2019, com a oferta de 10 vagas. “Ainda vamos nos reunir para elaborar o edital, mas já podemos adiantar que estas vagas devem ser diluídas entre as três linhas de pesquisa disponibilizadas no nosso mestrado: ‘Ética e Filosofia Política’; ‘Metafísica e Epistemologia’; e ‘História, Sociedade e Cultura’. Quem quiser saber mais detalhes sobre elas pode acessar a página virtual do programa ou entrar em contato conosco pelo e-mail ppgfilufu@gmail.com ou posfil@fafcs.ufu.br”, convida.

O outro novo doutorado aprovado para ser oferecido pela UFU é inédito em Minas Gerais: Engenharia Biomédica. O curso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), vinculado à Feelt. A título de curiosidade, esta também foi a unidade acadêmica responsável pela criação do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da UFU: o mestrado em Engenharia Elétrica, em 1984.

Segundo o coordenador do PPGEB, professor Edgard Afonso Lamounier Júnior, a criação deste programa é uma consequência do trabalho que já vinha sendo realizado pela Feelt em seu outro doutorado, o de Engenharia Elétrica. “Temos nele uma linha com ênfase em Engenharia Biomédica. Então, o novo programa acaba atendendo a uma necessidade de aprofundarmos ainda mais as pesquisas nesta área, tendo em vista as novas caracterizações que existem no tocante, por exemplo, ao processamento e diagnóstico por imagens, bem como o dos sinais biomédicos cerebrais e musculares. Outros estudos que poderão ser aprofundados a partir de agora são os relacionados a cadeiras de rodas e próteses que permitem maior autonomia aos seus usuários”, enumera.

Lamounier informa, ainda, que o edital para o doutorado em Engenharia Biomédica deve disponibilizar 10 vagas e o início da turma está previsto para o segundo semestre letivo do próximo ano. O e-mail para informações complementares é ppgeb@feelt.ufu.br.