Pular para o conteúdo principal
Ciência

Professor da UFU é o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Indicado e eleito em assembleia, Vidigal Martins reúne trabalhos pela Contabilidade ao longo de 20 anos

Publicado em 11/12/2018 às 15:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Maria Clara Cavalcante Bugarim, atual presidente da Abracicon, foi uma das responsáveis pela indicação de Vidigal Martins. (Foto: Arquivo do Professor)

O professor Vidigal Fernandes Martins, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi empossado na última quarta-feira (5) como membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A posse aconteceu em Brasília, em sessão solene no auditório do Conselho Federal de Contabilidade e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e do reitor da UFU, Valder Steffen Junior.

Bacharel em Ciências Contábeis (UNA-BH), especialista em Contabilidade e Controladoria (UFU), mestre em Engenharia da Produção (UFSC) e doutorando em Administração (EAESP/FGV), Martins possui trabalhos relacionados à Auditoria, Perícia Contábil e Governança Corporativa, além de pesquisas em sistemas de custos e gestão em hospitais.

O professor foi um dos responsáveis pelo projeto de atualização das normas internacionais contábeis no Brasil. Indicado, em 2016, pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) para compor o grupo de organizadores do projeto Procontab – parceria entre a editora Artmed Panamericana e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) –, ficou encarregado de organizar uma coletânea de artigos voltados às áreas de atualização em contabilidade e auditoria.

Segundo o contador, a indicação para a Academia representou um momento singular na carreira. “Foi uma das maiores emoções da minha vida profissional fazer parte desta elite de intelectuais e imortais da contabilidade brasileira”, afirma o professor, que ressaltou ainda a importância de seus antecessores no grupo. “Por saber da existência de um ambiente de alta densidade intelectual e amizade, estou certo em poder trabalhar e contribuir para o avanço da Ciências Contábeis no cenário nacional e internacional”, conclui.

O reitor Valder Steffen Junior e o assessor da reitoria José Humberto Nozella estiveram na sessão solene que aconteceu em Brasília. (Foto: Arquivo do professor)

O acadêmico iniciou a carreira como docente na UFU em 1997 e, além dos trabalhos realizados pela contabilidade nacional, também ocupou diversos cargos na instituição, entre eles o de coordenador do curso de Ciências Contábeis por três mandatos, controller do Hospital de Clínicas de Uberlândia (responsável pela gestão de custos hospitalares, orçamento, faturamento e auditoria interna), assessor da Reitoria e diretor de Planejamento da UFU de 2013 a 2016.

A Abracicon foi criada em 1980 e completou 38 anos em 2018. Para que uma pessoa possa compor a Academia, é preciso que haja a indicação de dois acadêmicos e que o indicado atenda a princípios de ética, responsabilidade e dedicação. A professora Maria Clara Cavalcante Bugarim, atual presidente da organização, e José Martonio Alves Coelho, ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, foram os responsáveis por indicar o nome de Martins, que já fazia parte da Academia Mineira de Ciências Contábeis desde 2013.

 

Palavras-chave: Ciências Contábeis Academia Brasileira UFU

A11y