CAMPUS SANTA MÔNICA

UFU promove evento em agradecimento a doações de Geraldo França de Lima

Amplo acervo do escritor e professor, que ocupou a Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras e faleceu em 2003, está sendo entregue à universidade e ficará disponível à comunidade acadêmica no segundo piso da Biblioteca Central

Publicado em 03/12/2018 às 11:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Nascido em Araguari (MG), no ano de 1914, e falecido no Rio de Janeiro (RJ), pouco antes de completar 89 anos de idade, Geraldo França de Lima foi um romancista e professor de destaque nacional, conforme comprova a sua biografia. Ele ocupou por 13 anos a Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e deixou um acervo que, a partir de agora, ficará acessível à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Como agradecimento pela doação, a Direção do Sistema de Bibliotecas (Sisbi) está promovendo um evento em homenagem ao imortal. A programação será no próximo dia 11, terça-feira, a partir das 14h30, no saguão da Biblioteca Central, no Campus Santa Mônica.

Itens

O acervo de Geraldo França de Lima que está sendo recebido pela UFU será alocado na seção de Coleções Especiais, no 2º piso da Biblioteca Central. Compõem esta relação alguns materiais que foram utilizados por Geraldo na ABL: 1 espada; 1 colar de louros; 1 caixa de fichas catalográficas; 1 fardão; 1 chapéu; 4 calças; 1 traje cerimonial; 1 lenço; 1 túnica; 1 blazer; 2 coletes e 2 camisas sociais.

Confira a descrição dos demais itens doados à universidade: 1031 livros; 16 revistas; 12 anais; 31 discursos; 3 fitas cassetes; 21 fitas VHS; 2 CDs; 1 DVD, 2 máquinas de escrever; 1 porta-medalhas; 53 medalhas; 1 edição do Jornal do Comércio; 10 diplomas; 4 cartas; 1 soneto e 3 fotografias.

Palavras-chave: campus Santa Mônica Biblioteca central sisbi UFU doação acervo homenagem ABL Geraldo França de Lima