12/12/2018 - 12:06 - Atualizado em 12/12/2018 - 12:11
UFU recebe acervo de Geraldo França de Lima
Itens doados pela família do imortal da Academia Brasileira de Letras serão alocados na seção de Coleções Especiais e poderão ser pesquisados pela comunidade acadêmica
Hermom Dourado

Antonia Ferreira de Lima discursou em nome da família do escritor. (Foto: Milton Santos)

“Temos certeza de que estes objetos serão muito bem cuidados por aqui e terão bastante utilidade nas pesquisas acadêmicas”. Essas foram as palavras de Antonia Ferreira de Lima, viúva do professor e romancista Geraldo França de Lima, na tarde desta terça-feira (11/12), durante o evento que marcou a doação à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de itens que faziam parte do acervo pessoal do escritor – nascido em Araguari (MG) no ano de 1914 e falecido em 2003, quando ocupava a Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A solenidade de entrega oficial dos objetos e homenagem ao imortal foi realizada no saguão da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica, com presença do reitor da instituição, professor Valder Steffen. “Este é um momento ímpar, uma oportunidade rara para a UFU. Estamos profundamente gratos à família por ter reconhecido que a nossa universidade era o local adequado para receber e preservar este acervo. A obra produzida por Geraldo França de Lima é a testemunha da sua imortalidade e ficamos felizes pela missão de materializar esta imortalidade para esta e as futuras gerações, que poderão ter acesso a estes itens nas suas pesquisas acadêmicas”, pontuou.

Muito próxima da família e uma das principais responsáveis pela intermediação de todo o processo de doação, a professora Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), comentou que Lima foi um acadêmico muito premiado e com talento atestado pela crítica especializada. “Ele teve uma história recheada de emoções e peripécias, produzindo uma obra com enredo destacado pelos traços regionalistas, como um verdadeiro ‘intérprete do Cerrado’. Sem dúvida alguma, este acervo será muito útil à comunidade do curso de Letras, pois temos uma linha de pesquisa intitulada ‘Literatura, Memória e Identidades’. Participar deste processo e poder testemunhar a entrega destes materiais é o maior presente que eu poderia receber na vida administrativa e de docente”, sintetizou.

Cuidados

Atual diretora do Sistema de Bibliotecas (Sisbi/UFU), a bibliotecária Fabiana de Oliveira Silva informou que o acervo de Geraldo França de Lima será alocado na seção de Coleções Especiais, no 2º piso da Biblioteca Central. A previsão é de que o acesso para visitação e pesquisas tenha início em 2020. “É um processo demorado porque precisamos tomar uma série de providências, tais como fazer a higienização e catalogação de todos os itens. Algumas peças, inclusive, terão que passar por restaurações”, revelou.

Ainda segundo a diretora, a partir do momento em que a comunidade acadêmica puder acessar os materiais, isso será possível apenas por meio de visitas agendadas e acompanhadas por guias da biblioteca que estarão treinados para este trabalho.