Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

02/01/2019 - 10:37 - Atualizado em 02/01/2019 - 10:50
UFU sediará eventos científicos nacionais e internacionais em 2019
SBPC Regional e congressos de Mecânica e Paleontologia estão marcados para outubro
por Autor: 
Diélen Borges

Paleontologia é uma das áreas que estarão em debate (Foto: Pixabay)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se prepara para receber congressos e outras modalidade de eventos regionais, nacionais e internacionais, que devem reunir milhares de pesquisadores do Brasil e de outros países neste ano. Três desses eventos acontecerão em outubro, mês em que se comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

SBPC Regional

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência fará sua reunião regional em Uberlândia de 14 a 16 de outubro. Os campi Santa Mônica e Umuarama receberão palestras, apresentações de trabalhos e atividades de divulgação científica de todas as áreas do conhecimento.

Também serão convidados representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para debates sobre políticas de ciência e tecnologia e financiamento.

Segundo o organizador do evento, o diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del-Claro, a ideia é trazer grandes nomes da ciência e, ao mesmo tempo, divulgar o trabalho dos pesquisadores locais. “Eu acho importante organizar eventos aqui na universidade, dar visibilidade para as pesquisas que a UFU está fazendo, mostrar que ela é uma universidade de interior, mas que tem porte de universidade de capital”, afirma.

Outras informações serão divulgadas no Portal UFU e na página da SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/.

 

Mecânica Internacional

“The Best Congress Ever”, ou “o melhor congresso  de todos os tempos”, em português. Esse é o tema do 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem 2019), que ocorrerá na UFU de 20 a 25 de outubro. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Estão previstas 140 palestras, 650 comunicações orais e uma sessão de pôsteres. Os organizadores afirmam que haverá espaço para interação entre indústria e academia, com o objetivo de facilitar o trabalho em rede e incentivar parcerias.

As submissões de trabalho estão abertas. Mais detalhes em https://eventos.abcm.org.br/cobem2019/.

 

Palentologia Nacional

A 26ª edição do Congresso Brasileiro de Paleontologia acontecerá na UFU de 21 a 25 de outubro. A paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida existentes no passado, a partir dos seus fósseis. Além de minicursos, apresentações de trabalho e palestras, os organizadores planejam uma exposição com fósseis e outros materiais em um espaço fora da universidade, a depender da concretização de parcerias.

De acordo com o organizador do evento, o professor Douglas Riff, do Instituto de Biologia da UFU, o congresso deve abordar temas relacionados à ideia de desvendar o passado para ressignificar o presente e idealizar o futuro. Embora seja um congresso brasileiro, cientistas de outros países estão convidados para as mesas de debate.

A maior parte das atividades está marcada para o Campus Santa Mônica, mas haverá trabalhos de campo em outros lugares nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro. Mais informações, como abertura de inscrições e programação, serão divulgadas ao longo do ano no portal Comunica UFU.

 

Para ver outros eventos que acontecem na UFU, acesse www.eventos.ufu.br. Para divulgar seu evento nos canais institucionais, envie informações em www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal