Gestores da SBPC visitam UFU para organizar reunião regional em Uberlândia

Evento em outubro será gratuito e aberto a todos os interessados em ciência

Publicado em 07/02/2019 às 16:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Reunião com pesquisadores aconteceu na Sala dos Conselhos, no Campus Santa Mônica (Foto: Alexandre Costa)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediará a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nos dias 14, 15 e 16 de outubro. O evento será gratuito e aberto à comunidade acadêmica e sociedade em geral. Os preparativos avançaram nesta semana, com a visita da atual gestão da SBPC aos campi da UFU.

O presidente Ildeu de Castro Moreira, o secretário-geral Paulo Roberto Petersen Hofmann e a secretária de eventos Fernanda Rodrigues de Albuquerque se reuniram com pesquisadores e gestores da universidade, conheceram auditórios e a estrutura da cidade, acompanhados pelo diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del-Claro, responsável pela organização do evento em Uberlândia.

Durante a reunião com pesquisadores, na tarde de quarta-feira (06), os representantes da SBPC apresentaram a programação e receberam sugestões de temas e atividades. As conferências, mesas-redondas e painéis são organizados pela SBPC (que custeará passagens e hospedagens dos palestrantes, além de materiais do evento), enquanto os minicursos, as oficinas e as sessões de pôsteres são de responsabilidade da universidade.

Moreira disse que a SBPC está muito honrada em realizar o evento na UFU e lembrou os 70 anos de atuação da entidade. “A gente tem uma tradição na SBPC de brigar pela valorização da ciência, com uma grande preocupação com a educação”, afirmou. Entre as ações mais recentes, citadas pelo presidente, está a reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, em que abordaram os desafios da ciência brasileira no atual governo.

Encontro no Gabinete do Reitor aconteceu nesta quinta-feira (07) (Foto: Alexandre Costa)

Na manhã de quinta-feira (07), Moreira, Hofmann e Albuquerque foram recebidos pelo reitor Valder Steffen Júnior, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Carlos Henrique de Carvalho, pelo diretor Del-Claro e pela professora Ana Maria Bonetti, do Instituto de Biotecnologia (Ibtec/UFU), no Gabinete do Reitor.

“É uma oportunidade muito grande para a UFU e para a nossa região receber um evento da SBPC. Os temas que serão discutidos são atuais, de interesse não apenas da comunidade acadêmica e científica, mas de toda a população”, disse Steffen. “Certamente será um evento que vai marcar época aqui na nossa instituição, por isso, estamos movendo toda a estrutura da universidade”, completou.

Os detalhes da programação serão definidos nos próximos meses e divulgados nos canais de comunicação oficiais da UFU e da SBPC. Segundo Del-Claro, nomes importantes serão convidados. “Nós vamos ter esse evento em Uberlândia, podendo trazer grandes nomes para cá, como ministros, dirigentes de agências de fomento, grandes nomes do jornalismo nacional e os cientistas, principalmente, e aproximar isso da população”, disse.

Palavras-chave: SBPC Ciência Divulgação Científica