Ingresso

Inscrições abertas para o Vestibular 2019-2

Prazo para confirmar participação no processo seletivo encerra dia 12 de março

Publicado em 25/02/2019 às 16:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019-2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São ofertadas 1.654 vagas em 48 opções de cursos de graduação para ingresso nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 12 de março de 2019. Para confirmar participação, os candidatos deverão acessar o portal da Diretoria de Processos Seletivos da UFU (ingresso.ufu.br), realizar o cadastro e efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 117).

Os candidatos pertencentes à família de baixa renda podem solicitar  isenção de pagamento da taxa de inscrição. O prazo para fazer a requisição está aberto até o dia 5 de março. Vale ressaltar que é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para formalizar o pedido.

PROVAS

As provas da primeira fase serão realizadas nos dias 4 e 5 de maio de 2019 nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo, Ribeirão Preto e Goiânia. Nesta etapa, serão aplicadas provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia, Filosofia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Matemática e Química.

Na segunda fase, ocorrerão as provas discursivas das disciplinas da primeira etapa, além da Redação. As provas estão agendadas para os dias 8 e 9 de junho de 2019 nas cidades em que a UFU possui campus.

Obras literárias

Os livros de literatura indicados para leitura obrigatória no Vestibular 2019-2 são os mesmos da edição anterior do processo seletivo. Confira abaixo a lista:

• 1) A Metamorfose. Franz Kafka.
  • 2) Destino: Poesia. Ítalo Moriconi. 2ª edição, José Olympio, 2016.
  • 3) Felicidade Clandestina. Clarice Lispector. Ed. Rocco | Seguintes contos: • A legião estrangeira • Os obedientes • Os desastres de Sofia • A criada  • A quinta história • O primeiro beijo
  • 4) Morte e Vida Severina. João Cabral de Melo Neto
  • 5) O Filho Eterno. Cristóvão Tezza. Record, 17ª edição, 2015.
  • 6) O Santo e a Porca. Ariano Suassuna. Ed. José Olympio.
  • 7) Quincas Borba. Machado de Assis.
  • 8) Terra Sonâmbula. Mia Couto Companhia das Letras. Edição de Bolso, 2015.

VAGAS

Veja abaixo o número de vagas e todas as opções de cursos. Informações sobre as modalidades de vagas e conteúdos programáticos podem ser consultadas no Manual do Candidato.

Para mais informações sobre todas as etapas do Vestibular 2019-2, acesse o edital.

Palavras-chave: Graduação vestibular Universidade Federal de Uberlândia UFU 2019