FORIPES

Instituições federais de ensino superior mineiras querem colaborar com o governo estadual

Publicado em 14/02/2019 às 11:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Encontro foi realizado na Reitoria da UEMG, em Belo Horizonte

Na tarde da última segunda-feira (11/2), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sediou a primeira reunião ordinária realizada pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) em 2019. Este foi também o primeiro encontro da entidade desde a eleição do seu novo presidente, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Valder Steffen Jr.

O Foripes foi idealizado para ser uma instância colegiada e de ação conjunta, que promove e planeja ações, projetos e programas priorizando a qualidade do ensino superior em Minas Gerais. No entanto, a situação econômica atual do estado fez com que as discussões desta reunião tivessem outro foco.

De acordo com Steffen, os reitores concordaram que não é o momento de demandarem recursos para as suas instituições, e sim de colocarem as competências nelas instaladas à disposição da equipe do governador Romeu Zema (NOVO), de modo a serem úteis para a solução de vários problemas: “Estamos planejando visitas a diferentes instâncias de governo e a nossa intenção é estar ao lado do governo para tratar de temas importantes para o nosso estado neste momento, de tantas dificuldades financeiras, estruturais e ambientais. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, já está contribuindo bastante em Brumadinho, onde ocorreu aquela tragédia recentemente.”

Steffen: 'Competências instaladas nas nossas instituições podem ser úteis para a solução de vários problemas enfrentados pelo governo de Minas'

Na opinião do novo presidente, além destas questões urgentes, o Foripes também pode colaborar no sentido de indicar caminhos para o desenvolvimento de indústrias que possibilitem a diversificação da matriz econômica mineira. “O cenário que vemos ainda é de uma grande dependência das mineradoras. Precisamos reverter isso para que o estado cresça e consiga oferecer melhores condições de vida à sua população”, pondera ele, acrescentando que a entidade pretende ter um site em breve e que irá promover um workshop para apresentar ao governo dados, frentes de pesquisa e as singularidades de todas as universidades federais e institutos federais instalados em Minas Gerais.

Acompanharam Valder Steffen Jr. na reunião ordinária reitores e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e das seguintes instituições: UEMG; universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Lavras (UFLA), Ouro Preto (UFOP), Alfenas (Unifal), São João del-Rei (UFSJ) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Triângulo Mineiro (IFTM). (com fotos e informações da Assessoria de Comunicação Social da UEMG)

Palavras-chave: Foripes forum UFU REITOR Valder Steffen