Pular para o conteúdo principal
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

Reitor Valder Steffen reforça necessidade de investimentos nas universidades federais

Declaração do representante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi dada na primeira reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes com a participação do novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Publicado em 11/02/2019 às 18:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Novo presidente da Capes, Anderson Correia negou possibilidade de cortes de bolsas. (Foto: Divulgação/Andifes)

 

Reitor e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia assumiu a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) no início deste ano, nomeado pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. A presença de Correia foi o grande destaque da CLXXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada no último dia 6, em Brasília. Na ocasião, ele assegurou que o orçamento da Capes está mantido para 2019 e que “não há perspectiva de corte de bolsas”.

À frente da Andifes na Gestão 2018-2019, o professor Reinaldo Centoducatte, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), se manifestou satisfeito com as declarações de Correia e reiterou o quanto a parceria entre a associação e a Capes é salutar: “Queremos agradecer pelo reconhecimento que foi expressado na importância do sistema de universidades federais para o ensino superior. Nós queremos essa relação de proximidade, para que possamos defender juntos esse sistema.”

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi representada no evento pelo seu reitor. Um dos que fizeram uso do microfone, o professor Valder Steffen Jr. aproveitou a oportunidade para enaltecer o papel das universidades federais como vetores de desenvolvimento em todo o território brasileiro, devido à grande capilaridade que possuem.

Neste cenário, segundo Steffen, os programas de pós-graduação oferecidos por estas instituições se tornam agentes fundamentais para a viabilização dos projetos que têm sido mencionados pela equipe montada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). “O novo governo destaca entre os seus objetivos o desenvolvimento tecnológico, o incentivo à inovação e coisas desta natureza. Temos levantamentos que demonstram o percentual impressionante das pesquisas brasileiras que são realizadas nas universidades federais. Daí o papel de fundamental importância que temos em tudo aquilo que possa estar relacionado ao desenvolvimento de um país com as condições do nosso”, frisou. (Com informações da CCS/CAPES)

Palavras-chave: Reunião Andifes Capes MEC Brasília UFU REITOR Valder Steffen

A11y