Divulgação Científica

UFU celebra aniversário do cientista Charles Darwin

Evento promove reflexões sobre as contribuições do pesquisador conhecido pela teoria da evolução das espécies

Publicado em 12/02/2019 às 14:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Programação ocorre no Anfiteatro do Bloco 4K, no Campus Umuarama da UFU (Foto: Taciana Sousa)

Acontece, nesta terça-feira (12/02), a terceira edição do evento Darwin Day na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A programação, que ocorre há 20 anos simultaneamente em diferentes lugares do mundo, tem o objetivo de celebrar o nascimento do cientista e provocar reflexões sobre as suas contribuições para a ciência moderna.

No período da manhã, foram apresentadas duas palestras, sendo uma delas sobre um estudo de conectividade genética, realizado no estado norte-americano da Luisiana. Estiveram presentes alunos e docentes de diversas áreas, como Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia, Engenharia, Psicologia, e também os organizadores do Pint of Science, evento de origem britânica de divulgação científica em bares. No período da tarde, serão feitas discussões sobre os temas abordados nas palestras.

No Brasil, o evento ocorre em três universidades: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “É muito importante porque conseguimos, pela terceira vez, registrar internacionalmente o nosso evento. Então, é também um evento de internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia”, afirma o diretor de Pesquisa, Kleber Del Claro.

Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, e ficou conhecido por suas pesquisas sobre a evolução das espécies. Além disso, o estudioso também trouxe uma nova teoria: a seleção natural, que explica como os organismos se modificam ao longo do tempo para se adaptarem ao meio ambiente.

A programação ocorre no Anfiteatro do Bloco 4K, no Campus Umuarama, e é uma realização da Diretoria de Pesquisa da UFU.

Palavras-chave: Darwin Biologia Ciência Espécies