Aniversário

Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras comemora 15 anos

Ciaem assessora projetos empreendedores ligados à inovação

Publicado em 29/03/2019 às 17:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comemora neste 1º de abril, 15 anos de atividade. Com seu espaço físico localizado no Campus Santa Mônica, a incubadora tem como missão incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e promover a difusão da cultura empreendedora em Uberlândia e região.

Além da assessoria na gestão técnica e empresarial, o Ciaem oferece infraestrutura física e serviços compartilhados necessários ao desenvolvimento de um novo negócio. Cada empresa selecionada tem um sala para o desenvolvimento de seu negócio dentro da Incubadora.

“O projeto de incubação começou a ser discutido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e pela UFU no ano de 2003", conta a coordenadora de gestão do Ciaem, Manuela Oliveira Botrel. Em 2004, com a inauguração do prédio, firmou-se uma parceria entre a prefeitura, a UFU e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), resultando em recursos para a adaptação do prédio e para a inauguração do programa, afirma Botrel.

A inovação nas universidades

A inovação tem se apresentado como “quarto elemento de sustentação” da universidades, juntamente com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Com isso, cada vez mais as instituições acadêmicas estão abrindo espaço para essa área.

Segundo a coordenadora, antes da formação do Ciaem foi pensada toda a parte de metodologia, público-alvo e como o projeto seria executado. Como o crescimento do interesse pela inovação e o objetivo de atingir um público amplo dentro do município, desde a inauguração os editais são abertos à comunidade. Dessa forma, qualquer pessoa de Uberlândia e região com projetos tecnológicos inovadores pode participar do edital e concorrer a uma vaga no processo de incubação ou pré-incubação. Todo o processo de seleção é detalhado nos editais do processo seletivo e no site do Ciaem.

O Ciaem

O Centro é vinculado à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Dirtc) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Ele conta em sua equipe, além de Manuela Botrel, com o professor Thiago Paluma como diretor de inovação e transferência de tecnologia, o professor Luís Carlos Padrão, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), como coordenador acadêmico e com outros professores ligados à Fagen que atuam como consultores, além de ministrar cursos para os empreendedores.

Empresas que se destacaram

Dentre as diversas empresas que obtiveram êxito durante e após os processos de incubação e pré-incubação destacam-se a Agrosolutions e a Aimirim, que por concluírem as etapas da incubadora são chamadas de graduadas.

Produtos em desenvolvimento no Ciaem

Atualmente, no Ciaem, estão incubadas as empresas eSolvere e ASES. A primeira desenvolve soluções baseadas em análise de imagem voltada para o controle de qualidade de informação nos produtos fabricados na indústria e a segunda trabalha com um veículo aéreo não-tripulado que utiliza energia solar.

Histórico

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras atua desde 2001 e foi instituído através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia – UFU com o intuito de implantar uma incubadora multidisciplinar de base tecnológica instalada dentro de um dos campi da Universidade. Em 2003 foi aberto o primeiro edital para seleção dos projetos de incubação onde foram selecionados dois projetos. No ano seguinte, em 1º de abril de 2004, foi inaugurado seu espaço físico no Campus Santa Mônica, além do lançamento do segundo edital onde foram escolhidos mais dois projetos que foram atendidos pelo Ciaem.

Em 2006 foi lançado o primeiro edital para pré-incubação e selecionados os dois primeiros projetos nessa categoria, dando espaço para mais uma modalidade de atendimento. Outro grande passo do Ciaem foi dado em 2013, com sua institucionalização junto à  Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agência Intelecto), como programa da Divisão de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. Ainda nesse ano, passou por uma reestruturação dos serviços prestados e reformulou suas estratégias de atuação com o objetivo de padronizar suas ações e aprimorar a gestão.

Nesses 15 anos de trajetória, o Ciaem firmou convênios e parcerias com diversas entidades como PMU, Biominas, Centev, Itec, Finep, Fapemig, CNPq, Anprotec, RMI, Sebrae e outras e atendeu cerca de 40 projetos. Entre esses, 13 empresas se graduaram no processo e fizeram sua entrada no mercado de trabalho. Em 2014, o Ciaem promoveu sua reinauguração, na qual o espaço físico passou por revitalização e seus processos de gestão foram reformulados para aprimorar ainda mais sua capacidade de fomentar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a atividade empreendedora.

Vagas abertas para seleção de novos projetos

Estão abertas as inscrições para a seleção de novos projetos, sendo até duas na modalidade de pré-incubação e outras duas para projetos na modalidade incubação.

Para mais informações, consulte o site do Ciaem. As inscrições vão até 12 de abril.

Ciaem – Incubadora de empresas de base tecnológica da UFU

Av. João Naves de Ávila, 2.121, Bloco 5L, Campus Santa Mônica - Uberlândia/MG

Palavras-chave: inovação tecnologia empreendedorismo CIAEM aniversário