27/03/2019 - 16:35 - Atualizado em 27/03/2019 - 16:46
Gestores de comunicação debatem fake news e imagem das universidades federais
UFU participa de Seminário da Andifes, em Brasília
Renata Neiva

Alex Primo (à direita) destacou a importância do fortalecimento das marcas das instituições (foto: divulgação/Andifes)

O Colégio dos Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) reuniu-se em Brasília (DF) nesta terça-feira, 26/3, para debater os desafios da comunicação pública. Durante o seminário, foram discutidos temas como “Estratégias e convergências de mídia”, “Fake news e divulgação científica”, “Visibilidade das universidades na mídia nacional” e “Imagem das universidades”.

Alex Primo (UFRGS), doutor em Informática na Educação, destacou a importância do fortalecimento das marcas das instituições. “Comunicação é prioridade estratégica para as universidades”, enfatizou o pesquisador. Primo lembra que “tudo é imagem e imagem cria realidades”.

E como enfrentar o grande volume de desinformações que circulam pelas redes sociais? Ou ainda: por que tantas pessoas acreditam e compartilham as chamadas fake news? Para o sociólogo Yuri Castelfranchi (UFMG), nem sempre a ignorância é o fator mais relevante nesse processo.

Ele aponta que existem temas de discussão que são construídos para que as pessoas comecem a duvidar. É o que o cientista denomina de “mercadores da dúvida”: criam-se sentimentos de incerteza, de polêmica, para que possam atrasar imensamente a tomada de decisão, as políticas públicas, os julgamentos, as ações e as mudanças de comportamento.

Com base em discussões sobre estratégias e fluxos comunicacionais, reitores e gestores de comunicação traçaram algumas diretrizes para o trabalho em conjunto das 63 instituições que compõem o Cogecom. Nos próximos dias, por exemplo, será lançada mais uma etapa da campanha em defesa das universidades públicas.

Um vídeo, produzido em parceria pelas Diretorias de Comunicação, exibirá  depoimentos de personalidades dos campos da cultura e do esporte. São artistas e atletas que aceitaram o convite para declarar apoio às instituições.

Cogecom

O Cogecom foi criado em 2016 e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na área de Comunicação. O próximo encontro está agendado para agosto de 2019, em Maceió (Alagoas).