Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

22/03/2019 - 18:01 - Atualizado em 22/03/2019 - 18:59
Pró-reitor explica: como ingressar na ciência na UFU?
A porta de entrada é função da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Uberlândia
por Autor: 
João Pedro Rabelo

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, foi o convidado da Rádio Universitária FM. (Foto: Reprodução Youtube)

O boletim Comunica UFU, apresentado pela jornalista Eliane Moreira, da Rádio Universitária FM, no dia 12 de março, trouxe um bate-papo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, sobre como o estudante universitário pode ingressar na pesquisa científica.

Na oportunidade, Carvalho contou quais são os passos que o aluno precisa dar para iniciar a sua caminhada no universo da pesquisa acadêmica. “Para ser contemplado num projeto de pesquisa com uma bolsa de iniciação científica, ele terá que concluir o primeiro semestre letivo dentro da universidade. Ou seja, o aluno ingressante em 2019/1, a partir do segundo semestre, poderá participar dos projetos de iniciação científica na área em que ele estiver interessado”, explica.

O estudante que acaba de entrar na universidade precisa saber, entretanto, que a iniciação científica com bolsa não é o único meio de ingressar na pesquisa. Existem também as iniciações voluntárias que permitem ao ingressante participar já a partir do segundo dia após ter sido matriculado, desde que se interesse pela área da pesquisa e busque uma integração para então definir seu campo de atuação.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibiliza bolsas de R$400,00 para o aluno de iniciação científica.

Ouça o programa completo abaixo:

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal