22/03/2019 - 15:17 - Atualizado em 22/03/2019 - 17:31
Rede Mineira de Comunicação Científica planeja ações em defesa da pesquisa
UFU e outras instituições se reuniram nesta quinta-feira em Belo Horizonte
Portal Comunica UFU

Divulgadores da ciência em Minas Gerais foram recebidos pelo presidente da Fapemig, professor Evaldo Ferreira Vilela (Foto: Lucas Moacir/Fapemig)

A primeira reunião ordinária da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) de 2019 aconteceu nesta quinta-feira (21/3), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Entre os pontos de pauta, os membros da rede discutiram caminhos para a valorização da ciência mineira que envolvam ações de comunicação.

Diante dos cortes no orçamento para a pesquisa em Minas Gerais e da preocupação manifestada pelos gestores das instituições no dia 8 de março, as equipes que atuam na área de divulgação científica planejam a campanha “Minas pela Ciência”. Serão produzidas reportagens, séries audiovisuais e publicações para redes sociais com o objetivo de mostrar a importância da ciência que é produzida no estado e a necessidade de participação, especialmente da comunidade acadêmica, nas decisões políticas relacionadas à pesquisa.

Participaram da reunião os divulgadores da ciência das universidades federais de Uberlândia (UFU) - representada pela jornalista Diélen Borges, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) -, Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF) e Minas Gerais (UFMG); da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Fundação Ezequiel Dias (Funed); da Fiocruz Minas; do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau); da Fapemig e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes/MG).

A RMCC foi criada em 2014 com o objetivo de reunir e dar força às instituições e aos agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais. Além de comunicar os resultados e avanços da pesquisa, a rede promove a formação de seus membros e da comunidade onde atuam. O próximo evento da RMCC será o Fala Ciência, previsto para a primeira quinzena de junho, no Cefet/MG, em Belo Horizonte.