CIÊNCIA

Estudante de doutorado em Física recebe prêmio internacional

Oustanding Reviewer é concedido a revisores que apresentaram contribuições relevantes para análise de artigos científicos

Publicado em 01/04/2019 às 16:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Joelson Fernandes Silva foi agraciado com o prêmio Outstanding Reviewer (Foto: Milton Santos)

O doutorando Joelson Fernandes Silva, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), foi agraciado, em 12 de março, com o prêmio Outstanding Reviewer, da IOP Journal of Physics: Condensed Matter, pelo seu trabalho como parecerista em 2018 junto à revista Journal of Physics: Condensed Matter.

A revista científica é revisada por pares, ou seja, os revisores são também autores e têm como função a revisão do trabalho de um terceiro autor. Fundada em 1989 e publicada pela IOP Publishing, abrange todas as áreas da física da matéria condensada, campo de pesquisa de Silva. Em síntese, é o campo que estuda a matéria na sua fase mais condensada. São exemplos os líquidos e os sólidos, cujas forças elétricas entre os átomos são coesas.

De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), uma fração significativa dos prêmios Nobel em Física foram atribuídos a descobertas fundamentais e desenvolvimentos ou técnicas experimentais nesta área. Além disso, ela fornece publicações através das quais a pesquisa científica é distribuída em todo o mundo, incluindo revistas, sites comunitários, anais de conferências e livros.

Joelson Fernandes Silva e o professor e orientador Edson Vernek trabalham juntos desde a graduação (Foto: Milton Santos)

Para o professor e orientador do Infis/UFU, Edson Vernek, o trabalho feito por Silva deve ser destacado, já que sua atuação como parecerista vem sendo feita desde 2016, quando recebeu o convite de colaboração, graças a uma parceria entre os dois. Naquele momento o aluno ainda estava no meio de seu mestrado, o que tornou o convite ainda mais especial, já que este papel normalmente é desenvolvido apenas por doutores, afirma Vernek.

Segundo Joelson, o prêmio é o reconhecimento de todo seu trabalho como pesquisador, autor e parecerista. De acordo com Vernek, o prêmio é uma congratulação de todo o trabalho que ambos já fazem juntos ao longo dos anos e ressalta. “Este trabalho não é feito por questões financeiras, mas sim por amor, amor pela ciência. É uma possibilidade de divulgação dela e proporcionar o pensar científico.” O papel do revisor é promover a uniformidade do texto em suas etapas e a verificação sistemática do conteúdo garantindo a qualidade final das publicações.

Palavras-chave: Prêmio Física UFU Oustanding Reviewer