Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

Evento discute a higienização de mãos por profissionais da saúde

O foco são as infecções contraídas por meio da assistência hospitalar

Publicado em 08/04/2019 às 15:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

A higiene das mãos é a maneira mais simples de evitar que infecções ocorram. (Arte: Organização Mundial da Saúde)

 
 
No dia 9 de maio o Centro de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital das Clínicas de Uberlândia (CCIH/UFU) realiza o evento Higienização de Mãos e Prevenção de IRAS, que tem como público alvo profissionais da área da saúde.
 
IRAS é uma sigla para infecções relacionadas à assistência à saúde. Anteriormente o termo utilizado para esse tipo de ocorrência era infecção hospitalar, mas, como afirma a chefe do CCIH, Astrídia Fontes, ele era redutivo, já que o nome não abrangia as infecções contraídas em ambientes externos ao hospital e ligados a procedimentos médicos, como centros de hemodiálise e consultórios odontológicos.
 
O fato é que as infecções contraídas durante a assistência médica são um problema constante em ambientes da saúde e a forma mais recomendada de evitá-las é realizando a higienização das mãos. Fontes conta que “toda vez que for interagir com o paciente, o profissional da saúde deve lavar as mãos ou passar álcool em gel, se mudar de paciente é o mesmo processo”. A grande dificuldade enfrentada é como inserir essa prática na rotina hospitalar.
 
A proposta do evento é justamente chamar a atenção para ações preventivas e para a importância da higienização das mãos.  Mesmo voltado para profissionais da saúde o encontro é aberto a toda a comunidade e a participação é gratuita. Além de palestras, também serão realizadas exposições de trabalhos científicos sobre o tema. As submissões estão abertas e devem ser feitas por meio do site do evento até o dia 26 de abril.
 
Inscrições e programação completa por meio do site, mais informações pelo e-mail ccih@hc.ufu.br.
 

Palavras-chave: saúde higiente ccih HCU Evento

A11y