Fapemig promove na UFU desafio de empreendedorismo para pesquisadoras

O DELA será executado em seis cidades e dará formação a bolsistas de mestrado e doutorado

Publicado em 22/04/2019 às 21:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. Nas áreas das Ciências Exatas a presença é ainda mais baixa. Em bacharelados, apenas 18% são mulheres, enquanto em mestrados são 8% e, em doutorado, 2%. Para transformar essa realidade, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), criou o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA), que acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nesta quinta-feira (25/04).

O DELA vai preparar as bolsistas do Programa de Apoio à Pós-Graduação para interagirem com diferentes cenários, seja levando suas pesquisas para o mercado ou liderando ações empreendedoras dentro das universidades. Para isso, a edição-piloto será realizada em seis cidades mineiras: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa.

As pesquisadoras selecionadas passarão por sete semanas de formação e receberão conteúdos que as auxiliarão a identificar o benefício da sua pesquisa para a sociedade, os problemas que podem ser solucionados através da sua aplicação prática, o papel da universidade no apoio à inovação, estratégias de comunicação e tendências de futuro.

Na UFU, o workshop acontecerá nesta quinta-feira (25/04), às 14h, no Auditório 5 O-B do Campus Santa Mônica. Confira a programação:

14h30 - Abertura e boas vindas (Fapemig, Uber Hub Mulher, Diretoria de Inovação da Prefeitura de Uberlândia e UFU)
15h00 - Roda de conversa com empreendedoras liderada por Márcia Amaral (Alluagro)
15h30 - Workshop com Laiene Ferreira
16h30 - Encerramento

As inscrições podem ser feitas pelo site do Workshop DELA | Uberlândia. Para mais informações sobre o evento, acesse fapemig.br/pt/dela.

Palavras-chave: Fapemig UFU Dela Pesquisadoras