05/04/2019 - 12:32 - Atualizado em 08/04/2019 - 13:33
Grupo Dê Lírios promove seu primeiro seminário
Evento tem como central ‘Os Desafios da Luta Antimanicomial’ e ocorre entre os dias 8 e 10 de maio; inscrições já estão abertas
Hermom Dourado

Fundado há dois anos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Grupo Dê Lírios – Saúde Mental e Arte é vinculado ao Projeto de Extensão Oficinas Terapêuticas Interdisciplinares e reúne atualmente 32 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Ciências Sociais e História. Nesta ação extensionista, os acadêmicos se unem para realizar oficinas de artes plásticas, atividades cênicas, atividades recreativas, dança, letras e música, junto aos pacientes da Unidade de Internação em Saúde Mental do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU).

Com o objetivo de divulgar as experiências e os aprendizados adquiridos, unir saberes e refletir sobre as práticas e os aparatos jurídicos em saúde mental, o Dê Lírios está promovendo o “I Seminário Dê Lírios: Os Desafios da Luta Antimanicomial”. Viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio do edital do Programa Institucional de Apoio a Ações e Eventos de Extensão (Piaev), o evento está agendado para os dias 8 a 10 de maio, no Auditório 2ª do Campus Umuarama, e recebe inscrições, via preenchimento de formulário on-line.

O projeto tem como coordenadora-geral a técnica administrativa do HCU Eliana Borges Silva Pereira e a coordenadora-discente é Sara Silva de Brito, acadêmica de Medicina. O grande intuito da iniciativa é fortalecer o movimento por uma sociedade sem manicômios, tornando as comunidades acadêmica e geral mais conscientes das pautas da Saúde Mental. “Deste modo, reforçaremos as boas práticas em Saúde Mental e daremos a nossa contribuição para a desconstrução dos preconceitos em relação ao portador de doenças mentais. Será um evento gratuito e aberto a toda comunidade, com atividades acadêmicas, artístico-culturais e apresentação de trabalhos científicos e artísticos”, detalha Brito.

Para mais informações, acesse a página do I Seminário Dê Lírios no Facebook ou o site do evento.