Cultura Negra

UFU divulga edital de apoio a projeto de promoção à cultura negra

Programa recebe propostas até 7 de maio

Publicado em 16/04/2019 às 12:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

A Casa de Cultura Negra Graça do Aché se localiza no bairro Roosevelt da cidade de Uberlândia (Foto: Milton Santos)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) anuncia a abertura do período de inscrições para  propostas pleiteantes ao Programa de Ocupação da Casa de Cultura Negra Graça do Aché. As ações podem ser propostas por discentes ou servidores da UFU.

O programa tem por finalidade dar apoio institucional ao desenvolvimento de ações de arte e cultura que promovam o fortalecimento e a difusão de culturas negras, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de ampliar a atuação da universidade pública nas transformações sociais e fortalecimento da cidadania.

A Casa de Cultura Negra Graça do Aché promove ações que procuram fortalecer a cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da história afro-brasileira.

De acordo com o diretor de cultura da UFU, Prof. Alexandre Molina, a realização de projetos no Graça do Aché, além de estimular este equipamento cultural, gera visibilidade aos agentes da UFU que atuam no desenvolvimento de ações que valorizam e difundem a arte e cultura negras. O diretor destaca ainda que em meio a uma crescente onda de notícias sobre violência e opressão contra o povo negro e suas manifestações culturais, entende ser essa, também, a responsabilidade social da UFU: viabilizar meios para que a comunidade universitária possa expressar e acessar a produção cultural, em sua diversidade.

Cronograma:

Inscrições: de 15 de abril a 7 de maio

Resultado final: até 24 de maio de 2019

Período de realização das atividades: de 5 agosto a 15 de dezembro

As inscrições devem ser feitas através do email:ocupacaogracadoache@proex.ufu.br. Mais informações no edital do programa.

Palavras-chave: Graça do Aché Cultura negra PROEXC apoio institucional