INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU promove primeira edição do Campeonato Internacional de Futebol Society

Torneio movimenta o Campus Educação Física até 23 de junho e possui como grande objetivo estimular a integração entre os alunos estrangeiros e os brasileiros

Publicado em 30/04/2019 às 12:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Atletas das equipes de Guiné-Bissau & Cabo Verde (de preto) e Timor-Leste (de amarelo) recebem orientações do árbitro. (Foto: Jean Velásquez)

Duas partidas realizadas na manhã do último domingo (28/4) marcaram o início do I Campeonato Internacional de Futebol Society da Universidade Federal de Uberlândia: Guiné-Bissau & Cabo Verde 6x3 Timor-Leste; Brasil 5x2 Colômbia. Além destas quatro equipes, o torneio também conta com a participação de uma do Peru, cuja estreia ocorre na segunda rodada, agendada para 12/5. A competição está sendo realizada no Campus Educação Física e prossegue até 23/6 – confira a tabela completa.

Este campeonato é organizado, em parceria, pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) e o Programa de Formação para Internacionalização (ProInt), com apoio técnico da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu). Paralelamente aos jogos de futebol, ocorre também a Gincana Intercultural ProInt 2019, com as seguintes atividades: frisbee (28/4), pega bandeira (19/5), bete (2/6) e queimada (16/6).

Acadêmico do Doutorado em Biocombustíveis, o peruano Jean Agustin Velásquez Piñas é o idealizador dos dois eventos e explica que a principal intenção deles é promover a integração cultural entre os alunos brasileiros e internacionais da UFU. “Estou bastante feliz com a participação da comunidade acadêmica. Foi muito interessante ver pessoas de diferentes países reunidas; o campeonato está ajudando a reuni-las e agradecemos por todo suporte que a equipe do ProInt está oferecendo”, enfatiza.

Ainda de acordo com Velásquez, as inscrições para a Gincana Intercultural são gratuitas e seguem abertas, bastando o preenchimento de um formulário on-line. “Com relação ao torneio de futebol, estamos postando todas as informações e fotos em um site”, conclui ele. (Com informações de Gabriela Bonatto/acadêmica de Jornalismo e membro da equipe do ProInt)

Jean Velásquez (primeiro à esquerda) é o idealizador dos dois eventos. (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: DRII UFU ProInt Diesu internacionalização campus educação física torneio futebol society gincana intercultural