02/05/2019 - 17:51 - Atualizado em 24/05/2019 - 16:43
Cientistas conversam com a população nos bares de Uberlândia e Ituiutaba
Festival Pint of Science acontece em 24 países; Brasil é o que tem mais cidades participantes
Marco Cavalcanti

O evento anual vai acontecer nos dias 20, 21 e 22 de maio. Na foto, edição de 2018 em Uberlândia (foto: Murilo/divulgação Pint of Science)

Os cientistas estão indo para os bares. Não para afogar as mágoas, neste tempo de corte de verbas para as pesquisas, mas para mostrar o poder e a relevância de seus trabalhos. Biólogos, engenheiros, psicólogos, historiadores, geneticistas, dramaturgos e diversos outros das mais variadas áreas do conhecimento aderiram ao festival de ciência Pint of Science.

O evento anual vai acontecer nos dias 20, 21 e 22 de maio em 24 países. No Brasil serão 85 cidades, entre elas Uberlândia - que neste ano participa do festival pelo segundo ano seguido - e Ituiutaba. As conversas com os 30 cientistas participantes serão em quatro bares: Cachaçaria Água Doce e Alienada Cervejaria, em Uberlândia, e Paiol Gastrobar e Brejaria Breja e Burguer, em Ituiutaba.

Os assuntos serão abordados por pesquisadores de diversas instituições de ensino, entre elas o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também participam pesquisadores sem vínculo direto com instituição de ensino superior.

Em Ituiutaba, os cientistas vão falar sobre mulher na educação e na ciência, hipnose, rock, astronomia, química, saúde mental, entre outros assuntos.

Nos bares de Uberlândia, os temas vão desde, por exemplo, o desaparecimento de abelhas até a sexualidade, a masculinidade e o feminismo na música sertaneja. Dos efeitos do oxigênio na saúde das pessoas a uma metodologia de análise das ciências sociais que pode ser aplicada nos livros que deram origem à série Game of Thrones.

Entre os cientistas estará o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior. O bate-papo será no dia 20, em Uberlândia. Ele vai apresentar, discutir e esclarecer dúvidas sobre os materiais e estruturas inteligentes, utilizadas em diferentes tipos de sistemas de engenharia, da área biomédica ao setor aeroespacial.

O Festival

A iniciativa surgiu em 2013, um ano após dois pesquisadores do Imperial College (Inglaterra) abrirem seus laboratórios sobre doenças degenerativas para o público. Michael Motskin e Pavreen Paul, entusiasmados com o sucesso da atividade de divulgação científica, organizaram o primeiro Pint of Science.

O evento está em expansão e une, a cada ano, pesquisadores e a sociedade em bares para um bate-papo direto e descontraído sobre ciência.

No Brasil, o Pint of Science teve início em 2015, na cidade São Carlos, em São Paulo. Hoje o país é o que tem mais cidades participando do festival.

O Pint of Science é aberto a quem quiser participar. Basta escolher o tema de seu interesse. Em Uberlândia neste ano, serão dezoito temas. Em Ituiutaba, 12.  A pessoa deve verificar na programação o dia que o tema do seu interesse será discutido.

O festival tem coordenadores nos níveis local, regional e nacional. Quem tiver interesse em colaborar com as próximas edições do festival, seja como cientista, dono de bar ou organizador pode entrar em contato com os organizadores locais.

Clique para ver a programação completa de Uberlândia e de Ituiutaba.