Projeto de Extensão

"Constituição na Escola" leva às crianças conceitos de cidadania e direitos humanos

Iniciativa promove ensinamentos sobre Direito de forma lúdica

Publicado em 13/05/2019 às 17:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Os integrantes do projeto apresentarão de maneira lúdica os conteúdos de natureza jurídica às crianças (Foto:Divulgação)

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU) desenvolve o projeto de extensão Constituição na Escola, uma iniciativa que busca promover a cultura cidadã e democrática para crianças na faixa etária de 7 a 10 anos que estejam matriculadas em escolas públicas ou privadas do município de Uberlândia.

O objetivo do projeto é levar às escolas, através de encontros mensais, conceitos de cidadania e direitos humanos que sejam importantes para a alocação das crianças na dimensão de que estão incluídas em um Estado, e informá-las de que são sujeitos de direitos e deveres, além de promover nas crianças o sentimento de pertencimento e cidadania de forma lúdica, porém falando de Direito.

O projeto, que está em execução desde 2016, surgiu a partir da idéia de alunos da 70º turma do curso de Direito, que frequentaram a disciplina Organização do Estado e dos Poderes, de repassar ensinamentos da disciplina à população que não tem acesso ao Direito. Ao mesmo tempo, o projeto cria uma oportunidade de desvendar a realidade social, por vezes distanciada da rotina acadêmica. A partir desse encontro, a proposta era construir uma nova perspectiva voltada à inclusão.

Atualmente, o projeto está sendo executado na Escola Estadual Amador Naves e está em período de consolidação de atividades. Para o desenvolvimento das atividades é usado uma cartilha com histórias didáticas sobre direitos sociais.

Durante dois anos de existência, o Constituição na Escola já esteve presente nos seguintes locais: Ocupação de escolas, Bairro Morada Nova, Município de Cascalho Rico, Escola Estadual Hortêncio diniz, Escola Estadual Amador Naves.

Palavras-chave: constituição federal DIREITO Projeto de Extensão Constituição na Escola