Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

29/05/2019 - 08:52 - Atualizado em 29/05/2019 - 09:22
França confirma presença de delegação expressiva no XV Fórum Brafitec
Organizada em parceria por UFU, UFTM e IFTM, edição deste ano traz ênfase na formação dos engenheiros e ocorre na próxima semana, de quarta a sábado
por Autor: 
Hermom Dourado

Professora Vera Franco, da Femec, está à frente da Comissão Organizadora do evento. (Foto: Milton Santos)

Realizado anualmente, desde 2003, e com suas sedes alternando entre França e Brasil, o Fórum Brafitec está chegando em 2019 à sua décima quinta edição. Nesta oportunidade, de 5 a 8 de junho, o tema central da programação – veja AQUI – é “Engenheiro sem Fronteiras: Formação Humanística e Socialmente Referenciada” e as atividades transcorrem pela primeira vez em uma cidade que não está entre as capitais brasileiras, Uberlândia (MG). A responsabilidade da organização do evento está a cargo de três instituições: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Em suma, o Programa Brafitec contempla projetos de mobilidade internacional de estudantes de graduação das engenharias e professores pesquisadores. Ele conta com financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do lado brasileiro, e de três órgãos do lado francês: Ministério da Europa e Relações Exteriores (MEAE/Embaixada da França no Brasil), Ministério de Educação Superior, Pesquisa e Inovação (Mesri) e Delegação para Assuntos Europeus e Internacionais (DEIA). Neste contexto, o Fórum se propõe a realizar um balanço anual dos projetos vinculados ao programa, assim como a promover novas parcerias com base no mesmo.

Presidente da Comissão Organizadora do evento, a professora Vera Lúcia Donizeti de Sousa Franco, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), informa que ele é voltado aos coordenadores dos projetos vinculados ao Brafitec e que aproximadamente 60 franceses já confirmaram presença. “Nosso trabalho começou há um ano e é importante frisar que este é o único programa atual do governo brasileiro de mobilidade internacional no qual os estudantes de Engenharia recebem bolsa, sendo a maioria delas visando à dupla diplomação”, comenta.

Questionada sobre o motivo da escolha pela temática central desta edição do fórum, a docente da UFU argumenta que isso reflete a preocupação com a formação do engenheiro que, para além das competências técnicas, precisa oferecer respostas aos problemas sociais, ambientais e éticos: “A demanda atual exige que os engenheiros atuem na fronteira do conhecimento das engenharias e possuam habilidades como liderança, planejamento, gestão estratégica e aprendizado de forma autônoma. Em outras palavras, demanda-se crescentemente uma formação técnica sólida, combinada a uma formação mais humanística e empreendedora. ”

 

>>> Fique por dentro:

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal