30/05/2019 - 12:07 - Atualizado em 31/05/2019 - 12:18
Hipertensas de 50 a 70 anos podem praticar exercícios físicos com acompanhamento gratuito
Projeto da UFU oferece 30 vagas e está com inscrições abertas. Voluntárias precisam fazer uso de medicamentos controlados e não podem ser fumantes nem diabéticas
Hermom Dourado

Foto: Milton Santos

Iniciativa de um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/Famed/UFU), o “Menopausa, hipertensão e treinamento combinado” está recebendo inscrições. De acordo com o responsável pelo projeto, Mateus de Lima Rodrigues, o objetivo é verificar o efeito da prática simultânea de musculação e atividade aeróbia no controle da pressão arterial, composição corporal, força, aptidão aeróbia e marcadores de estresse oxidativo em mulheres hipertensas que já estejam na fase da menopausa.

O público-alvo é composto por voluntárias que já não menstruem há, no mínimo, 12 meses, tenham de 50 a 70 anos de idade, façam uso de medicamentos para controle da pressão arterial e que não possuam diabetes nem vício em tabaco. O acompanhamento é gratuito e destinado a 30 pessoas.

As atividades ocorrerão na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU), que fica no Campus Educação Física – Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Nossa Sr.ª Aparecida. “Faremos exames antes e após o período de três meses de treinamento, às segundas, quartas e sextas-feiras. Teremos turmas em três horários – às 7, 8 e 9 horas – e o início já será agora, no mês de junho”, detalha Rodrigues.

Atividades serão realizadas no Campus Educação Física. (Foto: Arquivo do projeto)

Quem desejar efetuar sua inscrição ou obter mais informações pode entrar em contato no Laboratório de Fisiologia Cardiorrespiratória e Metabólica (Laficam), pelo fone 3218-2965, ou diretamente com Mateus Rodrigues, via WhatsApp: (31) 97525-9277.