Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

07/05/2019 - 10:07 - Atualizado em 07/05/2019 - 15:34
Startup nascida na UFU conquista espaço em evento de inovação nos Estados Unidos
Empresa idealizada na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, incubada e atualmente graduada no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras, a Aimirim está entre os expositores do IoT World
por Autor: 
Hermom Dourado

Renato Pacheco e Felipe Gonçalves já chegaram aos Estados Unidos e fizeram uma visita à sede do Google. (Foto: Arquivo pessoal)

Focada no desenvolvimento do estado da arte em tecnologias para simulação, computação científica, inteligência artificial, controle e automação avançados, sempre orientados a atender a indústria, a Aimirim é uma startup fundada em 2010 e atualmente composta por mestres e doutores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU). A empresa, que foi incubada e hoje é graduada do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), vai participar, entre os dias 13 e 16 de maio, do IoT World. O evento ocorre em Santa Clara, no estado da Califórnia.

O projeto começou por iniciativa de Millena Martins Villar Vale e João Marcelo Vedovoto, que eram, respectivamente, pesquisadora e doutorando na Femec. Algum tempo depois, ingressaram como sócios o então mestrando Renato Pacheco Silva e Felipe Adriano da Silva Gonçalves, que ainda cursava a graduação. Pacheco comenta que a região dos Estados Unidos que abriga o IoT World é conhecida como Vale do Silício e famosa por ser a que mais atrai talentos e novos negócios baseados em tecnologias avançadas. Segundo ele, a expectativa é de que este evento seja mais uma experiência que reflita no crescimento da empresa. “É o lugar onde Google, Facebook e muitas outras empresas instalaram sua sede. O IoT World terá a participação de grandes players do mercado, como Siemens e Rockwell, assim como seletos investidores que estarão de olho nas startups presentes. Buscamos, com essa iniciativa, aumentar nossa inserção no mercado e também atrair o interesse destes investidores para que se juntem aos grandes clientes nacionais e multinacionais que já temos. Eu e o Felipe estaremos em um estande durante os cinco dias da feira e também vamos aproveitar para participar de cursos, workshops e agendas de relacionamento”, revela.

 

Conceitos

De acordo com o hoje doutor Renato Pacheco, a sua empresa entrou de vez no mercado no ano de 2016 e, a partir de então, vem se consolidando cada vez mais. "Nossa empresa domina métodos numéricos, matemáticos e computacionais capazes de trazer para a indústria soluções mais eficientes seguindo padrões mundiais de engenharia avançada. Em suma, desenvolvemos tecnologias que ajudam os nossos clientes a terem mais sustentabilidade e inovação, bem como a reduzirem substancialmente os seus custos operacionais”, comenta o empreendedor.

Para mais informações sobre a Aimirim, basta acessar o seu site e/ou a sua página no Facebook.

 

>>> Leia também:

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal