Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

31/05/2019 - 15:14 - Atualizado em 31/05/2019 - 15:16
UFU firma acordo com instituição de apoio a pessoas com autismo
Termo visa ampliar os projetos de extensão relacionados ao esporte para crianças e jovens atendidos pela Associação Zeiza Dojo
por Autor: 
Naiara Ashaia

 

Acordo pretende abranger atividades de ensino, pesquisa e extensão (foto: Alexandre Costa)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, acompanhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, assinou no dia 23/05, um acordo de cooperação técnica entre a universidade e a Associação Cultural e Desportiva de Uberlândia Zeiza Dojo.

A associação realiza, há 3 anos e meio no bairro Granada, trabalhos com crianças autistas e com deficiência intelectual e de mobilidade. Para a carateca e presidente da instituição, Zeiza Maldes da Silva, o acordo com a UFU possibilita dar sequência a trabalhos já realizados por eles. “Somente com profissionais de várias áreas, como tem na UFU, que vamos conseguir fazer uma abordagem de forma sistêmica e gratuita para a população”, assegura. A carateca acredita que a parceria abre espaço para a realização de trabalhos multidisciplinares voltados para pessoas com autismo em Uberlândia.

O acordo visa uma parceria entre as instituições, em que profissionais e discentes da UFU realizarão projetos de extensão com a associação. O projeto será coordenado pela professora da Faculdade de Educação, Lázara Cristina da Silva e pretende abranger atividades de ensino e pesquisa, sem delimitar uma unidade acadêmica específica da universidade, ou seja, alunos de diversos cursos poderão participar.

Para Silveira, o acordo dará visibilidade aos projetos de extensão da universidade, além de institucionalizar e dar identidade a essas ações. Especificamente sobre o tema desse projeto, ele ressalta que é necessário tratar as demandas da sociedade dentro das instituições públicas de ensino superior. “A grande importância é a universidade se envolver com os diferentes dilemas sociais. E este, como dilema social, merece atenção”, avalia.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal