Comunidade

UFU firma acordo com instituição de apoio a pessoas com autismo

Termo visa ampliar os projetos de extensão relacionados ao esporte para crianças e jovens atendidos pela Associação Zeiza Dojo

Publicado em 31/05/2019 às 15:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Acordo pretende abranger atividades de ensino, pesquisa e extensão (foto: Alexandre Costa)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, acompanhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, assinou no dia 23/05, um acordo de cooperação técnica entre a universidade e a Associação Cultural e Desportiva de Uberlândia Zeiza Dojo.

A associação realiza, há 3 anos e meio no bairro Granada, trabalhos com crianças autistas e com deficiência intelectual e de mobilidade. Para a carateca e presidente da instituição, Zeiza Maldes da Silva, o acordo com a UFU possibilita dar sequência a trabalhos já realizados por eles. “Somente com profissionais de várias áreas, como tem na UFU, que vamos conseguir fazer uma abordagem de forma sistêmica e gratuita para a população”, assegura. A carateca acredita que a parceria abre espaço para a realização de trabalhos multidisciplinares voltados para pessoas com autismo em Uberlândia.

O acordo visa uma parceria entre as instituições, em que profissionais e discentes da UFU realizarão projetos de extensão com a associação. O projeto será coordenado pela professora da Faculdade de Educação, Lázara Cristina da Silva e pretende abranger atividades de ensino e pesquisa, sem delimitar uma unidade acadêmica específica da universidade, ou seja, alunos de diversos cursos poderão participar.

Para Silveira, o acordo dará visibilidade aos projetos de extensão da universidade, além de institucionalizar e dar identidade a essas ações. Especificamente sobre o tema desse projeto, ele ressalta que é necessário tratar as demandas da sociedade dentro das instituições públicas de ensino superior. “A grande importância é a universidade se envolver com os diferentes dilemas sociais. E este, como dilema social, merece atenção”, avalia.

Palavras-chave: PROEXC Projeto de Extensão