16/05/2019 - 12:02 - Atualizado em 23/05/2019 - 09:07
UFU promove campanha Mês da Diversidade
Programação começa nesta sexta-feira e contempla várias discussões e atividades sobre homofobia, transfobia e diversidade dentro e fora do contexto universitário
Hermom Dourado

Imagem: Pixabay

Nesta sexta-feira, 17 de maio, ocorrem eventos ao redor de todo o planeta por ocasião do “Dia Internacional do Combate à Homofobia e Transfobia”. Engajada nesta luta, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), por meio de sua Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), dá início às atividades do “Mês da Diversidade UFU 2019”. As atividades ocorrem no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, a partir das 16 horas, e contemplam: passeata com hasteamento da bandeira do Movimento LGBT+; sarau com talentos LGBTs de todos os campi; concurso de hinos; apresentação de artes circenses; e oficina de confecção de cartazes.

Na próxima semana, entre os dias 27 e 30, a programação do "Mês da Diversidade" prossegue em Uberlândia e também passa pelas demais cidades em que a universidade possui unidades avançadas – Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Com o objetivo de promover visibilidade e o debate sobre a homofobia e transfobia dentro e fora do contexto universitário, a agenda reúne palestras, rodas de conversas, apresentações e cine-debates sobre esta temática.

Atual gestora da Proae, Elaine Saraiva Calderari explica a importância da atuação institucional da UFU nas ações propostas por esta campanha: “A diversidade está presente em nossas raízes culturais e se faz presente na pluralidade de ideias, manifestações culturais e interações cotidianas. O enfrentamento da Lgbtfobia é uma atitude de legitimação da diversidade sexual em nossa sociedade e do respeito às diferenças.”

Interessados em participar das atividades do “Mês da Diversidade” precisam se inscrever preenchendo um formulário on-line disponível na página da Proae – acesse AQUI.