17/06/2019 - 17:01 - Atualizado em 19/06/2019 - 18:34
Definido o cronograma do Enade 2019
Provas serão realizadas no dia 24 de novembro; confira os cursos participantes desta edição
Cristiano Alvarenga

Confirmada a data da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o edital com o cronograma completo. O exame será realizado no dia 24 de novembro.

Participam desta edição os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologias de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Veja abaixo todas as áreas participantes, conforme edital do Enade 2019:

• Grau de bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
  • Grau de tecnólogo: Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Gestão Hospitalar; Tecnologia em Radiologia; eTecnologia em Segurança no Trabalho.

CRONOGRAMA DO ENADE 2019

A inscrição dos estudantes habilitados deve ser feita a partir de 1º de julho de 2019 pelos coordenadores dos respectivos cursos. Além da prova, os participantes devem responder o Questionário do Estudante, de 2 de setembro a 21 de novembro de 2019 (cronograma completo deve ser conferido no edital do Enade 2019).

A participação no Enade é obrigatória aos estudantes habilitados, ou seja, a ausência injustificada prejudica a obtenção do diploma de conclusão do curso.

Quem pode participar do Enade 2019

• Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, estejam devidamente matriculados e tenham concluído de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso;
  • Concluintes de bacharelado: aqueles que tenham concluído 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de conclusão do curso até julho de 2020;
  • Concluintes de cursos de tecnologia: aqueles que tenham concluído 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima e não tenham colado grau até o  último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de conclusão do curso até dezembro de 2019.

Sistema de Avaliação

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e visa acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes nos cursos de graduação e das próprias instituições, com o Conceito Enade. A avaliação é trienal e acontece desde 2004.