06/06/2019 - 15:56 - Atualizado em 07/06/2019 - 14:16
“Para não esquecer quem somos” é tema do V Encontro Questão Indígena e Educação
Evento será realizado nos dias 11 e 12 de junho; inscrições abertas
Cristiano Alvarenga

Refletir sobre a situação atual dos índios no Brasil. Esta é a proposta do V Encontro Questão Indígena e Educação - “Para não esquecer quem somos”, organizado pelo Museu do Índio, que será realizado nos dias 11 e 12 de junho em Uberlândia.

A programação prevê debate sobre os direitos indígenas no Brasil, oficina de pinturas e histórias Kaiapó e mesa-redonda sobre a resistência indígena no contexto político contemporâneo. O encontro terá a participação de lideranças indígenas (Ailton Krenak, Paulinho Paiakan, Francisco Piyãko, Célia Xakriabá).

As inscrições para participação no evento estão abertas e podem ser feitas via online, com o preenchimento do formulário abaixo:

Formulário disponível em: http://abre.ai/vencontro

Este projeto é apoiado pela Diretoria de Cultura (Dicult) e Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU).

PROGRAMAÇÃO:

Dia 11/06

• 19h30 - PALESTRA DE ABERTURA: "Violação e negação dos direitos indígenas no Brasil" / Ailton Krenak - Local: Auditório 5R A e B - Campus Santa Mônica

Dia 12/06

• 9h - OFICINA: "Gestão territorial e ambiental Ashaninka" / Francisco Piyãko - Local: Sala de eventos da ADUFU - Rua Nelson de Oliveira, 711 - Santa Mônica, antiga Rua 6.
  • 19h30 - MESA REDONDA: "Luta e resistência indígena no contexto político atual." / Celia Xakriabá, Francisco Piyâko (Ashaninka), Paulinho Paiakan (Kayapó). Mediação: Professor Benerval Pinheiro Santos (ADUFU) - Local: Auditório 5R A e B - Campus Santa Mônica