CIÊNCIA

Sistema de Bibliotecas inicia confecção automatizada de ficha catalográfica para teses e dissertações

Novo formato está disponível no Portal do Estudante

Publicado em 03/06/2019 às 12:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O Sistema de Bibliotecas (Sisbi), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), inicia nesta segunda-feira, 3, a confecção automatizada da Ficha Catalográfica para teses e dissertações produzidas na instituição.

O novo sistema foi desenvolvido por profissionais de Sistema da Informação do Sisbi em conjunto com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e está disponível aos alunos da Universidade no Portal do Estudante.

“Ao acessar o sistema, o estudante fornece os metadados do seu trabalho como título, subtítulo, ilustrações, nomes dos orientadores e coorientadores e o próprio sistema gera, automaticamente, a ficha em formato “pdf”, explica o coordenador da Divisão de Informatização (Diinf/Sisbi), Nelson Ferreira.

O sistema integrado de dados acadêmicos da UFU e o mapeamento prévio das informações bibliográficas do Sisbi permitem que metadados, previamente cadastrados, como nome do aluno, curso, o número de Cutter, número de classificação e assunto principal do trabalho, sejam preenchidos por default (padrão), o que otimiza a utilização do novo sistema pelos alunos, orienta Ferreira.

A inserção da ficha catalográfica em trabalhos acadêmicos é uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma NBR 14724:2011 e deve estar em conformidade com o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

Eficiência do Sistema

Segundo a Coordenadora da Divisão de Processamento Técnico (Diapt/Sisbi), Gizele Couto, são confeccionadas, por ano, aproximadamente 1000 (mil) fichas catalográficas no modelo atual, manualmente, pelos bibliotecários do setor de Catalogação e Classificação (Secac). Com a implantação do novo modelo automatizado o Sistema gera economia de tempo e recursos da Universidade. “Para os alunos, a autonomia de gerar a ficha a qualquer momento sem ter que esperar o prazo de 3 (três) dias uteis, requerido pelo setor de catalogação, bem como editar os dados da ficha a qualquer momento é um ganho expressivo”, avalia Ferreira. “Para o Setor de Catalogação, a otimização no processo de confecção das fichas e liberação das horas de trabalho que seriam empregadas na confecção das fichas para a catalogação de outros materiais informacionais”, destaca Fabiana Oliveira, diretora do Sistema de Bibliotecas. O Sisbi/UFU, “é pioneiro na confecção da ficha catalográfica online com a implementação do Digital Object Identifier (DOI), pois as Teses e Dissertações são submetidas eletronicamente ao Repositório Institucional, (RI) através de autoarquivamento”, conclui Oliveira.

E-mail: nemafe@ufu.br

Palavras-chave: Ficha Catalográfica Secac sisbi UFU